Dona Helena Caldas, de 71 anos, enfrenta um drama hã mais de quatro anos. Pesando perto de 200 quilos e necessitando de cirurgia por desgaste dos quadris, ela está no centro de uma fila de espera e de entradas e saídas do Hospital Santa Tereza.
Agora, por último, quando a cirurgia foi marcada, a mulher entrou no centro cirúrgico mas voltou em seguida. Isso porque. de acordo com a Assessoria de Imprensa do Hospital, a paciente não reunia condições clínicas e também não havia vagas nos 11 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Sofrendo junto com amiga, Emilia Ferreira de Freitas Rocha é quem corre atrás de tudo. “Ela é uma mulher sozinha. O único filho que tinha já morreu. Estou cansada de ver ela sofrer com dor, com idas e vindas para o hospital tendo que ficar em jejum”.
A situação de Dona Helena é apenas um recorte na situação em que se encontra o ‘Santa Tereza’. Enfrentando problemas financeiros há décadas, a instituição, no entanto, atende quase cem por cento dos pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um universo superior a 500 mil habitantes.
Leia outras notícias no Portal RSN.