*Reportagem com vídeo
Nesse domingo (30), Turvo sediou a 2ª edição da maior sapecada de pinhão do mundo, em uma fogueira com 2km de extensão. O recorde internacional resgata, também, um costume tipicamente paranaense: o consumo da semente de araucária.
E, neste quesito, Turvo também se destaca. O município tem araucárias centenárias entre as maiores e mais grossas da região. A queima da ‘grimpas’, ou sapé em alguns lugares, para sapecar os pinhões, ocorreu na sede do Gralha Azul Eco Park.
No parque, além de presenciar o recorde mundial, os visitantes também entram contato com a natureza e desfrutam do turismo de base comunitária do projeto municipal. Isso porque, o local é um refúgio da vida selvagem com mais de 350 mil metros quadrados de mata nativa.
Durante o dia, os visitantes também puderam conferir trilhas ecológicas para caminhada e ciclismo, bem como uma das mais belas cachoeiras do município com 30 metros de altura. Ademais, também tiveram contato com esportes de aventura como a tirolesa, rapel e paratrike com o visual deslumbrante do bioma.
Veja o vídeo da sapecada:
Leia outras notícias no Portal RSN.