22/08/2023



Guarapuava Política Região

Governador cancela vinda a Guarapuava nesta quinta (4)

Expectativa era sobre possível anúncio em torno do Hospital Regional. Lideranças regionais formam comissão e elaboram documento

ratinho jr

Governador Ratinho Junior (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Ao contrário do que estava previsto, o governador Ratinho Junior cancelou a agenda que teria em Guarapuava nesta quinta (4). Ele iria até as obras do Condomínio do Idoso, no bairro Boqueirão. A chegada dele ocorreria às 11h. No entanto, no meio da tarde, houve o comunicado de que o governador vai acompanhar a ministra da Cultura, Margarete Menezes, em Curitiba, amanhã (4).

A vinda de Ratinho Junior, entretanto, estava rodeada de expectativas. Não em torno do condomínio, mas sobre a situação do Hospital Regional (HR). Um documento foi elaborado durante a reunião que ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores na tarde desta quarta (3).

Convocado pelo presidente Pedro Moraes, o encontro atraiu presidentes e vereadores de 12 municípios, além de representantes de 20 municípios da Região Centro-Sul. A pauta foi justamente o funcionamento parcial do HR e a precariedade dos hospitais, especialmente, o ‘Santa Tereza’ (Instituto Virmond).

(Imagem: Reprodução/YouTube)

De acordo com Pedro Moraes, uma comissão irá entregar o documento. “Vamos solicitar uma agenda com o governador”. Conforme o presidente da Câmara de Palmital, Antonio Machado, os municípios estão mobilizados. “Precisamos de uma resposta do Governo do Estado para com a saúde de Guarapuava. Porque nós dependemos daqui”.

O HOSPITAL REGIONAL

Um impasse judicial travado entre o Governo do Paraná e a empresa responsável pelas obras do Hospital Regional ‘emperrou’ a conclusão da estrutura física. De acordo com informações do Diretor-Presidente Marcello Augusto Machado da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), a Fundação assinou um Termo de Ajuste de Conduta com a Paraná Edificações.

“Houve problema de infiltrações por causa de uma veneziana e também problema com gesso. Mas a empresa garantiu que está resolvendo esses problemas”. Essa afirmação, no entanto, ocorreu em 29 de março deste ano.

Ocorre que, conforme informações levantadas pelo Portal RSN, a empresa não conseguiu cumprir o termo de ajuste. O Centro Cirúrgico, por exemplo, não foi concluído. Assim sendo, nas próximos dias, a expectativa é que o Governo receba as chaves do HR, mesmo sem a obra concluída. Depois disso, haverá novo procedimento licitatório para que as obras sejam retomadas e então concluídas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo