Até quem não gosta, tem um documentário que vem em mente quando alguém pede referência sobre o tema. O gênero audiovisual é uma produção artística não-ficcional, que se caracteriza, principalmente, pela exploração da realidade.
O Brasil tem grandes documentaristas, premiados por produções ao redor do mundo. Alguns deles são Eduardo de Oliveira Coutinho (1933 – 2014) que também foi jornalista e cineasta e a Ana Petra Costa. Ela nasceu em 1983 em Belo Horizonte, é cineasta e integrante da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Petra teve grande reconhecimento com o documentário ‘Democracia em Vertigem’, no qual faz uma interpretação a partir da própria perspectiva dela sobre o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. A produção concorreu ao Oscar 2020 na categoria de melhor documentário.
Mesmo o cinema nacional enfrentando dificuldades, sobretudo nos últimos quatro anos, o país é produtor de grandes sucessos. Ainda é necessário haver mais interesse do público por produções nacionais e leis de incentivo para que essa arte se mantenha vida. Desse modo, com o intuito de fortalecer as produções brasileiras, a Rede+ preparou uma lista com seis documentários que todo mundo precisa conhecer e assistir.
ILHA DAS FLORES (1989)
O curta-metragem dirigido por Jorge Furtado é um dos filmes mais utilizados por professores do ensino infantil e fundamental em sala de aula para falar sobre meio ambiente e economia. O documentário apresenta todo o ciclo econômico de um tomate, desde a produção ao consumo em um lar ou o descarte em um aterro.
CABRA MARCADO PARA MORRER (1984)
O documentário começou a ser produzido em 1964. Inicialmente iria retratar a história do líder da liga camponesa de Sapé, na Paraíba, João Pedro Teixeira, assassinado em 1962. Porém, com a intervenção militar, a locação no engenho da Galiléia acabou cercada, e as filmagens interrompidas.
Após 17 anos, Coutinho retornou à Região e reencontrou a viúva de João Pedro, Elisabeth Teixeira. Ela estava vivendo na clandestinidade, e tantos outros camponeses que participaram das gravações. Cabra Marcado para Morrer é considerado por muitos críticos de cinema um dos melhores documentários brasileiros.
NOTÍCIAS DE UMA GUERRA PARTICULAR (1999)
Uma das produções brasileiras mais relevantes. Nela, João Moreira Salles e Kátia Lund entrevistam membros do tráfico de drogas e moradores do Morro Dona Marta para criarem um panorama sobre a violência no Rio de Janeiro. O filme expõe falas de criminosos, policiais e moradores.
O lançamento desse documentário estimulou diversos debates sobre a segurança pública brasileira e a situação das favelas no Rio de Janeiro. Nos relatos dos entrevistados, é possível compreender como a sociedade carioca lida com a violência cotidiana.
PÁTRIA EDUCADORA (2020)
Com mais de 6 milhões de visualizações, o documentário Pátria Educadora faz um raio-x do sistema educacional brasileiro. Este que é um dos documentários brasileiros mais vistos da história faz uma análise do porque o Brasil estar nas últimas posições em todos os rankings educacionais internacionais.
Nesta jornada pela educação, são apresentados conceitos, análises e denúncias sobre as diferentes ideologias e personagens que pensaram o sistema de ensino brasileiro. Para se ter ideia, im único documentário da Brasil Paralelo possui mais visualizações do que os mais de 650 documentários produzidos desde 2009 no Brasil.
O TEATRO DAS TESOURAS
Em tom descontraído, o documentário de sete capítulos ajuda a completar o quebra-cabeça chamado ‘Nova República’. Nele o telespectador conhece os bastidores de Brasília e entenda os verdadeiros interesses em jogo nas eleições de 1989 a 2014.