22/08/2023
Paraná Segurança

Fazenda alerta para golpes com sites falsos para pagamentos do IPVA

Nos últimos meses, Fazenda constatou o surgimento de sites fraudulentos. Contribuinte só deve clicar em sites com domínio final "pr.gov.br"

IPVA

Nos últimos meses, Fazenda constatou o surgimento de sites fraudulentos. Contribuinte só deve clicar em sites com domínio final “pr.gov.br” (Foto: Geraldo Bubniak/AEN)

A Secretaria da Fazenda do Paraná e a Receita Estadual alertam sobre um novo golpe que está sendo aplicado em nome do órgão. Conforme a Agência Estadual de Notícias, sites criados com domínios falsos, direcionam para um suposto sistema de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Nos últimos meses a Fazenda constatou o surgimento de diversos sites fraudulentos. Alguns, copiam o layout de portais oficiais do Estado, como é o caso do portal do IPVA. Além disso, esses sites pagam para aparecer no topo dos resultados dos sites de pesquisa. Por isso, quando um contribuinte insere termos de busca para pagar o IPVA do veículo, por exemplo, os sites falsos aparecem em primeiro lugar nas buscas. E desse modo, leva muitos a acreditarem se tratar do portal oficial da Secretaria da Fazenda.

SE ACESSAR SITE FALSO

Caso o contribuinte preencha os formulários no site fraudulento, será emitido um QRCode falso para pagamento com Pix. Com o pagamento, o valor será repassado para conta corrente de criminosos, sem qualquer ligação com a Fazenda do Paraná. Assim sendo, no caso de pagamento de IPVA, a orientação é que o contribuinte acesse o aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual ou, então, o portal do IPVA.

Assim, se o contribuinte fizer a pesquisa em sites de busca, ele deve clicar em sites que tenham o domínio final “pr.gov.br”, evitando clicar em anúncios com a informação de “patrocinado”. Além disso, a Fazenda Estadual ainda esclarece que não encaminha correspondências e nem correio eletrônico com guias para o pagamento do IPVA. Com isso, os contribuintes devem sempre gerar as guias por meio dos canais oficiais. A Secretaria já acionou a Delegacia de Crimes Cibernéticos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo