*Reportagem com vídeo
O Ministério Público do Paraná, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), cumpre nesta quarta (10), 25 mandados de busca e apreensão e três de prisão. Os mandados integram a Operação Nacional de combate a organizações criminosas com atuação no tráfico de drogas, lavagem de valores e outros crimes.
Conforme o MP, a ação faz parte de operação nacional que ocorre simultaneamente em 13 estados. O Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC) – unidade do Ministério Público – coordena a operação. Além disso, as unidades ministeriais contam com o apoio das Polícias Militar, Civil, Penal e Rodoviária Federal para a execução das ordens judiciais.
O objetivo da operação é combater organizações criminosas violentas que atuam nas ruas e a partir do sistema prisional. E com isso, efetivar prisões de integrantes dos grupos investigados e coletar provas das práticas delituosas apuradas em investigações do Ministério Público.
PARANÁ
O Gaeco do Paraná cumpre mandados de prisão em Curitiba, Região Metropolitana e Paranaguá. Já os de busca e apreensão são executados em presídios de Londrina (6), Curitiba (1), Foz do Iguaçu (1) e São Vicente, Litoral de São Paulo (1).
Os demais cumprimentos ocorrem em residências relacionadas aos investigados em Londrina (4), Curitiba (2), Campina Grande do Sul (2), São Sebastião da Amoreira (2), Bandeirantes (2), Paranaguá (1), Palmas (1), Rolândia (1) e Umuarama (1).
Por fim, dos 25 mandados no Paraná, 16 decorrem de investigações próprias conduzidas pelo Núcleo de Londrina do Gaeco no âmbito na Operação Chorbus.
VEJA O TRABALHO DOS POLICIAIS
Leia outras notícias no Portal RSN.