Sete famílias do Movimento Sem Terra do Paraná (MST/PR) estão levando mais de 30 variedades de sementes para a Feira Nacional da Reforma Agrária, em São Paulo. Ao todo, mais de 18 mil famílias camponesas estão envolvidas na produção de alimentos no estado. A Feira vai ocorrer entre os dias 11 e 14 de maio, no Parque Água Branca.
Conforme Sirlene Morais, uma das moradoras do assentamento Guanabara, em Imbaú (PR) que está indo para São Paulo, feijões, arroz, cobertura de solos e abóbora estão sento levados para a Feira. “Ao longo do tempo, procuramos manter nossa independência em relação à semente. Mantemos a diversidade, pois acreditamos que é necessário para preservação das variedades, já que o modelo capitalista procura tornar um único padrão de consumo”.
Também tem milho caiano e asteca que é o nosso orgulho, pois já está em nossas mãos há mais de 20 anos, livre de transgênico.
Assim sendo, ao todo o estado do Paraná levará 30 toneladas de produtos que serão comercializados durante os quatro dias na Feira Nacional. Conforme as informações, cerca de 100 alimentos diferentes, produzidos e beneficiados por 23 cooperativas são responsáveis por organizar a produção, beneficiar os alimentos, os derivados e comercializá-los.
Leia outras notícias no Portal RSN.