Curitiba – O governador Roberto Requião assinou, nesta quinta-feira (22), em solenidade no Auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, os decretos de nomeação de Carlos Moreira Júnior como secretário especial da Chefia de Gabinete do Governador e de Vanderlei Iensen, para o cargo de presidente da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). Moreira substitui Iensen, que, por sua vez, assume a Celepar no lugar de Nizan Pereira, que agora fica à frente somente da Secretaria Especial para Assuntos Estratégicos.
O secretário-chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, elogiou o trabalho desenvolvido por Carlos Moreira na Universidade Federal do Paraná. Foi duas vezes reitor da UFPR, que tem o terceiro maior orçamento do Estado, e se saiu maravilhosamente, tanto do ponto de vista de gastos, como da seriedade, moralidade e dinamismo, declarou.
Para Moreira, a posse neste novo cargo é uma das etapas da sua transição para a vida pública. Tornar-me um homem público é uma experiência muito importante, pois na medida que você deixa a academia e passa atuar na política, você amplia os seus horizontes, ressaltou. Trabalhar com o governador Requião, que é uma pessoa que faz a diferença, que trabalha em benefício dos paranaenses que mais precisam é o que eu queria para minha vida, completou.
CELEPAR – O sonho de Vanderlei é o mesmo do governo, que já foi parcialmente realizado por Mazoni (Marcos Mazoni também foi presidente da Celepar) e Nizan, que é a consolidação da Celepar no processamento de todos os dados do Estado do Paraná, explicou o governador. Para Requião, não é possível que um Estado privatize suas informações. Informação do Estado tem que estar na mão do Estado e a Celepar é o instrumento para isso, opinou.
O objetivo do novo presidente da Celepar é dar sequência ao sistema de telecomunicações e a outros projetos, como a interligação por fibra ótica em todo o Estado do Paraná, através da Copel. O VoIP (sistema de telefonia pela internet) pode reduzir em milhões de reais a conta de telefone do Estado do Paraná, citou.
Antes da assinatura dos decretos, Nizan Pereira falou do seu trabalho ao lado do governador, ao longo dos últimos 25 anos. Desde 1983, trabalho com Requião e, para mim, tem sido uma grande satisfação estar ao lado desse homem público que tem como critério o governo a serviço do bem comum, afirmou. Ajudamos a construir uma companhia de informática cada vez mais justa e democrática, e, acima de tudo, voltada para transparência, economia e segurança, completou.
Participaram da solenidade de posse os secretários de Estado e presidentes das autarquias, deputados, funcionários da Celepar e familiares dos empossados. Ao final da cerimônia, os pais de Vanderlei Iensen e Carlos Moreira foram convidados pelo governados a assinar como testemunha os decretos de nomeação.
(AEN)