Refeições saudáveis, livres de açúcar, mel e adoçante é a receita que está sendo dada a merendeiras do centros de educação infantil em Guarapuava. O curso começou nesta terça (16) e obedece resolução do Governo Federal. Conforme a determinação é vetado o uso desses ingredientes na alimentação de alunos entre 0 e três anos de idade. De acordo com a responsável pelo Departamento de Alimentação Escolar, Andreia Turkot, a rede municipal de ensino conta com 3.156 alunos nos Cmeis.
Para proporcionar refeições saudáveis também aos demais alunos atendidos pela Secretaria Municipal de Educação, outro curso já encontra-se em andamento. Com quatro turmas de 20 alunos e carga horária de 15h por turma, essa capacitação trata da manipulação de alimentos, higienização. Além do controle de produção, reaproveitamento de sobras, entre outros itens, conforme Turkot.
De acordo com o secretário, vereador Pablo Almeida (Podemos), uma das preocupações da Seed, é a contribuição para o crescimento e o desenvolvimento psicossocial dos alunos. Conforme o professor Pablo, o rendimento escolar e a formação de bons hábitos alimentares também são metas do trabalho que vem sendo desenvolvido. “Estamos garantindo as necessidades nutricionais diárias dos alunos que frequentam a educação básica”.
Leia outras notícias no Portal RSN.