O ex-presidente Jair Bolsonaro depõe nesta terça (16) às 14h, na Polícia Federal. Ele vai ser ouvido dentro do inquérito que investiga possível participação dele e da família na falsificação de dados no Ministério da Saúde. Há suspeita de que Bolsonaro alterou cartões de vacinação para ir aos Estados Unidos.
A ida do ex-presidente à polícia ocorre após duas semanas da operação Venire. Nessa operação veio à tona a intervenção de Mauro Cid. Ele alterou dados para provar que a própria família e a família de Bolsonaro receberam a vacinação para que viajassem ao exterior. Entretanto, Bolsonaro afirma que nunca se vacinou. Já a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro alega que a filha do casal, Laura, também não foi vacinada contra a covid-19.
Mas a situação deve se agravar. Isso porque o ex-assessor de Bolsonaro Sérgio Cordeiro, preso junto com outros cinco ex-assessores quer confessar. Conforme a investigação, Cordeiro emitiu certificado de vacinação com dados falsos em dezembro. Isso às vésperas de embarcar para os Estados Unidos com Bolsonaro.
De acordo com a PF, o ex-presidente também deve explicações sobre o ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid. Pesa sobre ele a acusação de liderar o esquema de fraude. Outro assunto que vai parar sobre o depoimento refere-se a esclarecimentos sobre os atos golpistas de 8 de janeiro.
Leia outras notícias no Portal RSN.