Após comediante fazer piada sobre a nova Barbie com Síndrome de Down, 12 famílias do Paraná fizeram denúncia contra o artista. Desse modo, a Defensoria Pública do Paraná (DPE-PR) pediu que o TikTok e o Google tirem do ar o vídeo em que o comediante português Hugo Soares ataca a boneca.
No vídeo, o homem diz que uma nova versão da boneca, que representa meninas e mulheres com Síndrome de Down, não é uma ideia original porque “os chineses já vendem bonecas com defeito”. De acordo com a defensoria representada pela defensora Camille da Costa, o vídeo viola a Constituição Federal, a Convenção Sobre Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão.
O discurso de ódio, sobretudo nas redes sociais, esse tipo vídeo só fomenta esse tipo de situação, coloca essas pessoas num lugar de maior vulnerabilidade e exclusão. Isso não pode ser tolerado numa sociedade.
Com isso, o órgão pediu que o TikTok e o Google tirem do ar o vídeo. Ao G1, Hugo Soares classificou o comentário como uma piada e disse que fazia a apresentação em um m show de comédia em uma noite de, segundo ele, “humor negro”, em um bar de Portugal.
“Eu sou comediante e tudo o que faço em palco e nas redes sociais é comédia. O meu público e os meus seguidores sabem disso e como não são ignorantes sabem que o que eu digo é piada e não a minha opinião. Uma das características do exercício da comédia é o absurdo e é com isso que trabalho. As pessoas riem do absurdo de eu dizer ‘bonecas com defeito’ e não das pessoas com Trissomia 21″.
Ainda reforçou que não se arrepende do conteúdo dito no vídeo. “Não me arrependo e não peço desculpa. É o meu trabalho”.
(*Com informações Portal G1)