22/08/2023
Cotidiano

Programa Compra Direta em Foz do Jordão é denunciado à Polícia Federal

imagem-28259

A Polícia Federal de Guarapuava recebeu ontem (20) uma denuncia de possíveis irregularidades na execução do Programa Compra Direta, da Conab, no município de Foz do Jordão. De acordo com a denuncia, protocolada pelo agricultor Orildo D’Agostini, pagamentos através de cheques estariam sendo feitos para produtores que não entregam produtos no município e que nem estariam sabendo que estavam cadastrados no programa em Foz do Jordão.
A denuncia, formalizada ao delegado da PF, Maurício de Brito Todeschini, aponta o caso de um produtor de soja no município, que não cultivaria verduras ou outro produto que seja contemplado pelo Programa, e que afirma nunca ter entregue nenhuma mercadoria à Conab , mas que estaria tendo cheques emitidos em seu nome sem o seu conhecimento.  
Outro produtor citado pela denuncia teria afirmado que já havia deixado o Programa há tempos, mas que seu nome continuaria na lista de produtores ativos e que também estaria tendo cheques emitidos em seu favor.
 
Conab investiga caso
 
A Conab, através do escritório regional de Curitiba, enviou na última semana um técnico para ouvir os produtores participantes do programa em Foz do Jordão e investigar as denuncias de irregularidades. De acordo com o encarregado do setor de Programas de Abastecimento da Conab em Curitiba, Cláudio de Souza Cardozo, o técnico responsável pelas investigações ainda está elaborando o relatório, que deve ser concluído esta semana. “Com o relatório nós saberemos se há realmente irregularidades ou se são apenas denuncias políticas. No histórico do Programa Compra Direta não há nenhum registro de qualquer irregularidade, esta é a primeira situação que está sendo investigada”, afirma Claudio.
Caso sejam confirmadas as irregularidades em Foz do Jordão, a Conab acionará os responsáveis pela execução do mesmo no município e poderá exigir a devolução do dinheiro, além das possíveis sanções judiciais cabíveis ao caso.
 
Compra Direta
 
Em Foz do Jordão, de acordo com informações do técnico da Emater, Cleberson Senhorin, responsável pela elaboração dos projetos que fazem parte do Programa, o Compra Direta não tem participação da administração municipal. No município, segundo o técnico da Emater, o gerenciamento do Programa, inclusive o atestado de recebimento e a emissão dos cheques para pagamento dos produtores, é feito pela Associação dos Produtores de Leite de Foz do Jordão. O presidente da referida associação, Everson Lucas Ribas, não foi localizado para comentar a denuncia.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.