22/08/2023
Brasil Economia

Governo planeja baratear carros populares no Brasil

A medida deve ser anunciada no dia 25. Governo e montadoras discutem qual a melhor alternativa para a redução de preço dos carros

Governo e montadoras discutem qual a melhor alternativa para a redução de preço dos carros (Foto: Reprodução/TV Brasil)

O governo federal quer anunciar uma medida que vai baratear os carros populares no Brasil. A declaração deve ser feita na próxima quinta (25). Na data comemora-se o Dia da Indústria, conforme manifestou o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante discuso público. De acordo com informações, representantes de ministérios e do setor discutiam altenartivas para a redução dos preços.

No dia da declaração, Lula disse que R$ 90 mil carros não são populares. Mas os representantes das montadoras disseram em reunião com o ministro da Indústria Geraldo Alckmin, que eles já têm pouca margem de lucro nos carros populares, e que os lucros maiores são em carros mais caros. Dessa forma, seria difícil reduzir os preços de fábrica.

O governo e as empresas continuam discutindo as opções mas ainda não se tem uma decisão tomada. Porém, o vice-presidente do Brasil já afirmou que a medida também incluirá apoio para as indústrias de caminhões.

SUGESTÃO

Em reunião, a segustão dada indústria é a opção de trabalhadores poderem sacar uma parcela do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e usar para trocar o carro usado por um carro novo popular. Isso pode ser definido como medida provisória se houver um consenso entre o governo.

REDUÇÃO DE TRIBUTOS

Além disso, governo e montadoras discutem uma possível redução de tributos. Porém o Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) já é uma redução para carros populares. Para ser efetiva a redução, as medidas devem envolver tributos como ICMS. Então, essa seria uma negociação entre as secretarias estaduais de Fazenda.

(*Com informações, Portal G1)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.