22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Saúde

Saúde de Guarapuava promove o 1º Simpósio Nacional sobre HIV/Aids

O Simpósio ocorre nesta quinta (25) e sexta (26) no Teatro Municipal Marina Karam Primak, com o tema “A vida vai muito além de um diagnóstico”

Dezembro Vermelho - HIV/Aids

Saúde de Guarapuava promove o 1º Simpósio Nacional sobre HIV/Aids (Arte: Divulgação/SAE Guarapuava)

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Guarapuava vai promover o 1º Simpósio Nacional sobre HIV/Aids no município nesta quinta (25) e sexta (26). A programação, promovida pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, ocorre no Teatro Municipal Marina Karam Primak.

Dessa forma, com o tema “A vida vai muito além de um diagnóstico”, o Simpósio também marca conquistas do município. Conforme a enfermeira do SAE, Angela Maria de Camargo, Guarapuava foi a primeira cidade brasileira a eliminar a transmissão vertical do HIV e da sífilis na última década.

Um dos resultados mais importantes do trabalho do SAE em Guarapuava, é sobre o prêmio do Ministério da Saúde recebido em Brasília. Este trabalho rendeu dois selos de reconhecimento em nível nacional. Isso é muito importante e mostra que estamos agindo de forma correta tanto na prevenção quanto no tratamento dessas doenças.

De acordo com a enfermeira, no Simpósio há a possibilidade de mostrar que é possível desenvolver um bom trabalho mesmo com as dificuldades que surgem no percurso. Durante os dois dias, profissionais de saúde e pesquisadores do Brasil falarão sobre os desafios da adesão ao tratamento.

Além disso, também discutirão sobre os impactos da Profilaxia Pré-exposição (PREP) e da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) na prevenção ao HIV. Por fim, sobre os processos de resiliência das pessoas que convivem com o HIV, trocas de experiências sobre o tratamento e prevenção.

(Arte: Divulgação/SAE Guarapuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.