22/08/2023



Educação

Profissionais do sistema penal terão capacitação à distância

imagem-28311

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju) está lançando o programa de formação e qualificação profissional à distância para funcionários do sistema penal do Estado. Chamado Educação sem Distância, o programa visa formar e reciclar, numa primeira etapa, 1.200 profissionais que exercem atividades em nove penitenciárias paranaenses.

Os cursos, com 20 horas de duração cada, serão transmitidos para telessalas instaladas nas unidades penais de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Piraquara e Ponta Grossa. Podem participar do programa todos os servidores e professores que atuam no sistema penal paranaense.

“Estamos criando condições para melhorar a acesso dos agentes penitenciários e professores do sistema penal a cursos de qualificação que contribuam para um novo modelo de gestão, com foco na humanização dos presídios do Estado”, afirma a secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes.

A meta do governo estadual é transformar o sistema penal paranaense em modelo para o Brasil, com alto grau de reinserção social dos que cumprirem pena no Paraná, informa a secretária. “E isso só será possível com um corpo profissional atuante e muito bem formado. Eu sei que esse é um objetivo que interessa a cada um dos quase quatro mil profissionais que atuam nas 24 penitenciárias do Paraná. Basta que a gente dê a eles condições de trabalho e de se qualificarem melhor”, diz.

O programa Educação sem Distância está sendo desenvolvido pela Escola de Educação em Direitos Humanos (Esedh), vinculada à Seju, em parceria com a Dtcom, empresa especializada em educação corporativa à distância, que está oferecendo seus serviços gratuitamente. Para os interessados, a Dtcom disponibilizará ainda cursos de autodesenvolvimento, excelência em gestão e gestão pública.

Inscrições

 
As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de julho e o programa de formação começará no dia 5 de setembro. Os interessados devem preencher o formulário no site www.esedh.pr.gov.br.

Na primeira etapa, serão abordados quatro temas principais: O agente público, o espaço e o trabalho; Direitos humanos e seu significado no espaço prisional; O discurso e a realidade do dia a dia; As práticas de saúde e o bem-estar de todos.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo