Ao contrário do que muitos pensam, o procedimento de harmonização facial não busca mudar completamente as feições do rosto de uma pessoa. O intuito dele é proporcionar o equilíbrio entre o volume, formato e o ângulo da face, para torná-lo mais belo e simétrico, como explica a empresária e biomédica Vanusa Decker.
O MEDO da transformação limita a busca por procedimentos estéticos. Hoje, infelizmente, nos deparamos com resultados que transformam os traços naturais, exageros e compulsão por procedimentos, gerando uma ‘desarmonização’.
Conforme a profissional, a procura pelo procedimento cresceu 255% somente entre 2014 e 2019. Contudo, existe uma classificação que difere embelezamento, correção e transformação. Portanto, é possível corrigir os sinais de envelhecimento de maneira imperceptível mantendo a naturalidade da face. “Cabe também ao profissional impor limites”.
A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos, que buscam suavizar olheiras, repor o volume dos lábios, melhorar a projeção do queixo e mandíbula e preencher sulcos (bigode chinês). Bem como, alinhar o nariz e atenuar rugas ou linhas de expressão. Em média, a durabilidade do preenchimento é de aproximadamente um ano. Porém, na Clínica Vanusa Decker recomenda-se um retorno com seis meses para avaliação.
Qualquer pessoa que não se sinta satisfeita com a própria aparência pode entrar em contato com a profissional para avaliar as proporções. Na consulta, Vanusa analisa os traços do paciente considerando as queixas e expectativas dele. A partir disso, é indicado o tratamento ideal. Contudo, pessoas em tratamento de câncer, gestantes e histórico de alergias não se recomenda o procedimento.
Os produtos tradicionalmente mais usados são a toxina botulínica e o preenchimento com ácido hialurônico, “mas podem ser combinadas com bioestimulador de colágeno, ultrassom microfocado e peeling”. Entretanto, no caso de insatisfação do paciente ou outro motivo é possível fazer uma ‘desarmonização’, explica a especialista.
Podemos aplicar uma enzima que degrada o ácido hialurônico dentro de 24 horas, retomando o estado inicial. Nos casos de toxina botulínica (botox) pode ser realizado eletroestimulação e laser infravermelho, estimulando o retorno da força muscular em algumas semanas.
O mais importe é o paciente estar ciente que não existe um padrão, como explica Vanusa. “Cada pessoa tem as suas limitações e os resultados são individuais, trabalhamos para buscar a melhor versão de cada um”.
CLÍNICA VANUSA DECKER
Em nove anos de experiência, a Clínica de Estética Vanusa Decker reúne experiência e comprometimento. A biomética e empresária Vanusa tem diversos cursos de especialização, incluindo uma imersão em harmonização facial na New York University, com foco na correção e tratamento de complicações e efeitos adversos. “A consulta é detalhada e cada paciente é único”.
Por fim, durante o tratamento o paciente recebe um cronograma com todos os procedimentos, com indicação e acompanhamento no pós-procedimento. “Não trabalhamos com grandes transformações, nosso foco é ressaltar o belo, corrigir sinais e gerenciar o envelhecimento, buscando uma pele com saúde, qualidade e a beleza natural conforme a faixa etária de cada paciente”.
Leia outras notícias no Portal Rede+ e no Portal RSN.