*Reportagem com vídeo
Nos último tempos os adornos de ouro para dentes, conhecidos como grillz, vêm ganhando cada vez mais popularidade. Mas engana-se quem pensa que essa moda é recente. Arqueólogos descobriram fósseis no fundo de uma caverna submersa no México com grillz nas arcadas dentárias das caveiras. Isso indica que os Maias, civilização desenvolvida no período de 250 d.C a 900 d.C, já usavam o acessório para tradições e rituais da época.
Mais tarde, nos anos 80, os grillz retornaram, mas em um contexto bastante diferente. Imigrantes africanos nos Estados Unidos enfrentavam dificuldades econômicas e, ironicamente, o ouro era o material mais barato disponível para substituir os dentes naturais em tratamentos odontológicos. Assim, era comum encontrar pessoas com dentes de ouro em bairros como o Brooklyn, por exemplo.
ATUALIDADE
Com o poder de transformar pobreza e dor em empoderamento e riqueza, a comunidade negra deu um novo significado aos dentes de ouro. Desse modo, transformaram eles em uma das maiores tendências de moda do país e do mundo. Essa ressignificação foi impulsionada por grandes nomes do hip hop. Até hoje, artistas da música como Tyler, The Creator, Rihanna, A$AP Rocky e outros adoram apostar nesse adorno.
Com tamanha história, os grillz se tornaram um elemento cultural para negros e latinos, que cresceram vendo os ancestrais substituindo os dentes por ouro e testemunharam grandes artistas da música usando esses adornos. Os grillz se popularizaram como uma tendência no street style e continuam em alta, principalmente por causa da cultura que carregam.
Atualmente, existem diversos profissionais que criam esse acessório de ouro, ou de qualquer outro material escolhido. Portanto, para ter grillz hoje, não é necessário extrair os dentes naturais. Essa febre voltou com tudo e está no radar dos fashionistas, sendo mais uma vez um símbolo importante para a comunidade negra. Confira mais sobre o assunto:
(*Com informações Capricho)