22/08/2023
Cotidiano

Exposição de carros tem autorização do Guaratran e do EstaR, diz concessionária

imagem-28329

A exposição de veículos em vagas centrais da cidade vem sendo utilizada em Guarapuava como estratégia de marketing. São carros disponibilizados à venda em concessionárias que atuam na cidade. Embora seja uma prática legal, autorizada pelo Departamento de Trânsito com o aval do EstaR (Estacionamento Regulamentado), a prática vem sendo questionada por proprietários de carros que são obrigados a cumprir o tempo de até duas horas numa vaga, sob a pena de notificação do EstaR.

Nesta sexta-feira (22) a RSN registrou mais uma empresa expondo um veículo em frente ao Café da XV. Na quarta-feira (20) vários motoristas mandaram e-mails questionando essa prática por se sentirem lesados. O carro exposto era de outra empresa.

A irritação dos motoristas é que os carros das concessionárias ficam por mais tempo do que o permitido pelo Estar ( o Estar tem cartões de 1 e 2 horas que permitem que o usuário fique estacionado no mesmo lugar). “Eu deixei o meu carro um pouco mais de uma hora, vem o Estar e me multa. Esses carros ficam o dia inteiro na mesma vaga e ninguém faz nada”, reclamou Adriano Santos, revoltado com a situação. Além de enviar o e-mail, Adriano ligou para a redação da RSN.

Porém, para o gerente comercial de uma das concessionárias de Guarapuava, Fábio de Lara, essa é uma forma de divulgação que vem dando certo e a empresa tem a autorização do Guaratran e paga o EstaR normalmente.
“Qualquer produto que se expõe em um lugar de grande movimento gera interesse da população. Por falta de tempo muitas pessoas não têm tempo de vir até a concessionária. Para expor o carro mandamos um ofício ao Guaratran pedindo a autorização”, diz Fábio.

O gerente observa que a empresa contribui com a geração de empregos e com arrecadação de receita. “Quanto mais a concessionária vende, mais impostos são arrecadados para a cidade e mais empregos podem ser gerados. Atualmente temos 20 pessoas trabalhando diretamente com a gente”, fala.

Para conseguir a autorização e expor o seu produto a concessionária tem que ter uma liberação do Guaratran. Essa liberação permite que os carros fiquem no mesmo lugar por mais de duas horas. A coordenadora do EstaR, Nair Vieira, diz que depois de liberada a autorização pelo Guaratran, o Estar cobra normalmente a taxa de estacionamento.

Nair ainda ressalta que depois que a matéria foi publicada pela RSN nenhuma pessoa ligou reclamando, porém quem tiver alguma reclamação pode ligar para o telefone 3622 6910.
“Caso a pessoa se sinta prejudicada nós podemos entrar em contato com a concessionária e pedir que eles não permaneçam no mesmo local por mais de duas horas”, observa Nair Vieira.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.