A retomada das obras do Instituto Federal do Paraná, campus de Pitanga, deve ocorrer em breve. Embora ainda não tenha data definida para esse recomeço, o custo previsto é de R$ 1,5 milhão, conforme o projeto.
Trata-se da obra de um bloco didático de 936 metros quadrados. Conforme a proposta arquitetônica, são salas de aula, laboratório de formação de professores, quatro laboratórios (química, biologia e física, informática). Além de cantina, que atenderá os cursos superiores de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Química, Tecnologia em Agroindústria. Assim como os cursos técnicos em Cooperativismo e Alimentos, integrados ao Ensino Médio. E ainda, o curso de especialização em Interdisciplinaridade e Docência na Educação Básica.
Esse pedido entrou na pauta do deputado federal Zeca Dirceu (PT), durante reunião no campus nessa quinta (1º). Servidores, estudantes e membros da comunidade participaram. Conforme o diretor-geral do campus, Professor Maicon Souza, a obra passa, principalmente, pelo bloco didático. No entanto, há a construção de ginásio de esporte e refeitório. “Também precisamos de emenda parlamentar para custeio da oferta de curso na área de Desenvolvimento Rural Sustentável e novos códigos de vagas para cargos técnicos”.
Conforme o diretor, atualmente o Campus Pitanga conta com mais de 350 estudantes. Todos são oriundos de Pitanga e Região, matriculados em seis cursos. Além desse, há 42 servidores, dois estagiários e oito terceirizados que necessitam que a obra seja concluída para a execução de atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e atividades técnico-administrativas.
Leia outras notícias no Portal RSN.