Os casos de Dengue seguem aumentando na 5ª Regional de Saúde, com sede em Guarapuava. Dos 20 municípios que fazem parte dessa regional, apenas Campina do Simão não registrou notificações da doença. Além disso, entre as cidades que já notificaram casos suspeitos, apenas Foz do Jordão e Reserva do Iguaçu não tiveram confirmações.
Nesta semana, Boa Ventura de São Roque, que tinha apenas uma notificação da doença, registrou mais quatro e confirmou três delas. Dessa forma, descartou dois casos suspeitos, segundo o Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgado nessa terça (6).
Conforme a Sesa, Guarapuava também confirmou mais um caso da doença, chegando a 14 no atual período epidemiológico, que iniciou em agosto de 2022 e segue até julho de 2023. Dos casos registrados no município, há 10 importados (contaminação fora) e três autóctones, ou seja, adquiridos na cidade. Ademais, há um caso em que não houve como precisar como aconteceu a contaminação.
Em Laranjeiras do Sul, de acordo com o último boletim divulgado pela prefeitura, há 459 casos notificados e 162 casos confirmados. Nesta última semana, a Sesa também confirmou novos casos positivos em Pinhão (1), que chegou a quatro confirmações, e em Pitanga (1), que atinge 23 casos positivos.
PARANÁ
No Paraná, a Sesa registrou mais 8.600 casos e cinco mortes. Agora o Estado soma 61 mortes e 85.397 casos confirmados pela doença, 11% a mais do que no informe anterior (76.797). As 22 Regionais de Saúde possuem casos confirmados da doença e dos 399 municípios, 356 têm confirmações.
O mosquito Aedes aegypti também é transmissor da chikungunya. Neste informe, o número de casos confirmados é de 617. Assim, houve um aumento de 2,49% em relação à semana anterior, quando os casos confirmados somavam 602. O Estado permanece com três mortes registradas por essa doença.
Leia outras notícias no Portal RSN.