22/08/2023

Caso de Stênio Garcia mostra a busca por padrões de beleza

Os discursos de empoderamento e autoestima esbarram na exploração do corpo como capital. A insatisfação com a própria imagem tem relação com o meio

stenio-garcia-harmonizacao-facial (1)

Stênio Garcia (Foto: Reprodução/Hugo Gloss)

Mesmo quem não é ligado ao universo da beleza já se deparou com o termo “harmonização facial” pelas redes. A curiosidade pelo termo é registrada em número: a busca do Google mostrou um aumento de 540% na pesquisa pelo assunto no ano passado. Em 2020, o termo cresceu 115% mais. O procedimento estético reúne um conjunto de técnicas: a aplicação de preenchedores (como o ácido hialurônico, com o qual é possível remodelar partes do rosto), da toxina botulínica (que ameniza rugas de expressão ao bloquear o movimento do músculo), os bioestimuladores (substâncias que estimulam a produção de colágeno nos tecidos aplicados), além dos fios de tração facial.

Há 20 anos o antropólogo francês David Le Breton lançava o livro “Adeus ao Corpo”. Nele, o especialista toca em questões ligadas à corporeidade humana e fala do indivíduo, na sociedade contemporânea, que pensa o corpo como um material, como um simples suporte e veículo da pessoa. Tratamos o corpo como “um rascunho a ser corrigido”. Mas são os corpos femininos os rascunhos mais rasurados. No entanto, nesta semana, um caso envolvendo um famoso ator chamou atenção.

STÊNIO GARCIA

Stênio Garcia deixou todos boquiabertos ao revelar a nova aparência em um programa de TV. Aos impressionantes 91 anos, ele finalmente se mostrou ao público, nessa terça (13), após passar por um procedimento de harmonização facial. Feito em uma clínica de renome no Rio de Janeiro, o ator explicou que continua lidando com algum inchaço, já que a intervenção é bastante recente.

O ex-galã das novelas da Globo submeteu-se a uma série de modificações estéticas, incluindo preenchimento na região malar, lábios, bigode chinês e papada. Além disso, ele também passou por alterações nas sobrancelhas e orelhas. Garcia afirmou estar extremamente satisfeito com o resultado obtido.

As especialistas responsáveis pela harmonização facial destacaram que Stênio passou por exames para garantir que poderia passar pela transformação. “Ele realizou ultrassonografia e todos os exames necessários antes do procedimento, e tudo correu tranquilamente. Ele até mesmo adormeceu durante a harmonização, não sentiu nenhuma dor”.

De acordo com as responsáveis pelo procedimento, a harmonização facial pode durar até 18 meses, enquanto o botox aplicado na testa e bochechas precisa ser reaplicado a cada quatro meses. Além disso,  submeteu-se a um tratamento a laser para estimular a produção de colágeno em sua pele, completando assim processo de renovação estética.

A BUSCA PELA BELEZA

Os discursos de empoderamento e autoestima esbarram na exploração do corpo como capital. A insatisfação com a própria imagem tem relação com o meio, assim como a busca de recursos para mudar a realidade também deve ser examinada. Considerando as intervenções estéticas pelo viés do consumo, se existe uma alta demanda por procedimentos semelhantes, temos que nos questionar porque pessoas tão diversas estão, no fim das contas, fazendo as mesmas “escolhas”.

Leia outras notícias no Portal Rede+ e no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.