22/08/2023


Agronegócio Guarapuava

Guarapuava pode se tornar referência em agricultura sustentável, diz Martins

Ele preside o Grupo Associado de Agricultura Sustentável e está no 1º Simpósio de Agricultura Sustentável e Uso de Bioinsumos em Guarapuava

simposio

O presidente do Grupo Associado de Agricultura Sustentável (GAAS), Eduardo Martins, disse que Guarapuava pode se transformar em uma referência em agricultura sustentável. Ele tem como base para essa afirmação, a competência dos profissionais do setor, e a estrutura produtiva com diversidade.

Martins afirmou isso durante a abertura do 1º Simpósio Paranaense de Agricultura Sustentável e Uso de Bioinsumos. O encontro começou na noite dessa terça (20), no Centro de Eventos Cidades dos Lagos, em Guarapuava. Conforme ele, a busca por uma agricultura mais sustentável economicamente e ambientalmente tem sido uma preocupação de produtores rurais e profissionais do setor.

E são essas soluções para estimular boas práticas nesse sentido que estão sendo debatidas. De acordo com Martins, se trata de outro paradigma de produção. “Para dar mais autonomia e segurança ao produtor, estamos convencidos que um caminho acontece dentro das áreas produtivas, e envolve mudar a perspectiva e a forma de produção. Não só nos insumos, mas no processo”.

Conforme a programação que segue até esta quinta (22), haverá discussões sobre boas práticas de agricultura regenerativa no Paraná. São minicursos e painéis com especialistas do setor. Segundo os debates, os temas versam sobre a produção sustentável e o manejo da fertilidade com agrominerais regionais. Especialmente no âmbito dos bioinsumos, bem como de remineralizadores de solo.

MELHOR COM MENOS

Para o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, a exigência atual é que o agro faça mais e melhor com menos. “É um conceito de sustentabilidade, de baixar custos, de ter um solo física, química e biologicamente mais resolvido. Não abrimos mão de uma agricultura de resultados, mas que seja feita da forma correta. E a forma correta é olhar com carinho para o ambiente e os processos que usamos para produzir”.

Ele reforçou que o estado trabalha pela criação de uma lei de bioinsumos para estimular investimentos no setor. Conforme disse o presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Botelho, o evento colabora para promover uma abordagem inovadora, essencial para a sustentabilidade do planeta. “Bioinsumos ajudam a promover o equilíbrio em todo o ecossistema, e diminuem o custo de produção, contribuindo para a biodiversidade e a segurança alimentar”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo