As obras da BR-277 chegaram a 86% de conclusão e a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil) está finalizando os serviços nas novas pistas centrais da duplicação. Após a execução da sinalização e serviços complementares, o tráfego de veículos deve voltar à rodovia federal em Guarapuava. Dessa forma, será possível a finalização das melhorias nas vias marginais e acessos das novas trincheiras, concluindo a obra agora no segundo semestre.
A duplicação integra o Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. Esta é uma parceria da Seil com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Cabe ao Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) a administração e fiscalização do andamento.
De acordo com o Governo do Estado, a obra contempla duas novas pistas na BR-277 em cada sentido, entre os Km’s 345 e Km 349. Além disso, haverá faixas de segurança com barreiras de concreto New Jersey e acostamentos externos, incluindo também uma via marginal direita e uma marginal esquerda.
OUTRAS OBRAS
No mesmo contrato há a execução ainda de uma nova trincheira na avenida Professor Pedro Carli, uma trincheira entre a rua João Fortkamp e a rua Campo Grande. Assim como uma trincheira para acesso ao Aeroporto Municipal e a duplicação do viaduto no entroncamento com a PR-466. Incluindo também a adequação das alças de acesso, e ainda mais três pontes no Km 345,5, duas passarelas, e a implantação de iluminação pública em uma extensão de 12,2 quilômetros.
A duplicação da BR-277 em Guarapuava faz parte de uma demanda histórica da Região. Conforme o Estado, ela vai beneficiar mais de 200 mil pessoas e dando fim ao antigo problema de congestionamento no perímetro urbano do município. Por fim, as obras custam R$ 77,6 milhões.
Leia outras notícias no Portal RSN.