*Reportagem com vídeo
Um mutirão de emprego para a comunidade LGBTQIA+ que ocorreria no dia 17 de maio deste ano em Guarapuava, segue repercutindo e causando discussões na Câmara de Vereadores. Na Sessão Ordinária dessa segunda (26), o assunto voltou à tona, já que segundo as informações, o mutirão não teria sido efetivado.
Ao tratar de uma emenda aditiva que fala do tema, a vereadora Bruna Spitzner (Podemos) disse que tenta contato com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann, mas ela não retorna a parlamentar. A vereadora começou lembrando que nesta quarta (28), comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBT e que é importante colocar essa parte da população em visibilidade.
Logo depois, a parlamentar afirmou que utilizaria a tribuna como “um último meio de comunicação”. Ela pediu que a secretária consiga um horário para discutir o assunto.
Tenho tentado contato com ela já há algum tempo. Então, espero que nessa última tentativa a gente consiga trocar uma ideia para realmente fazer um programa, um mutirão que atenda a população da maneira como eles precisam.
Na sequência, o presidente da Câmara, Pedro Moraes (Republicanos), disse que se somava à luta e deixou um recado para a secretária Janaína. Ele pediu para que ela atenda o pedido da vereadora Bruna até o fim da tarde desta quarta (28). Caso contrário, a Casa de Leis vai “convocar” a secretária para dar explicações.
Se ela estiver em Guarapuava, né!? Porque eu acho que é difícil ela estar em Guarapuava.
MUTIRÃO
Mesmo a Prefeitura de Guarapuava tendo aderido à campanha do Dia de Empregabilidade LGBTQIA+, os interessados que compareceram na Agência do Trabalhador não tiveram acesso ao serviço.
Dias depois, o coletivo ‘Bajubá’ pediu explicações sobre a falha e pediu novo mutirão de emprego, mas isso não ocorreu. O Portal RSN fez contato com a secretária Janaína Naumann. Mas ela disse que não tem conhecimento do assunto.
Leia outras notícias no Portal RSN.