22/08/2023
Cotidiano Economia Guarapuava

Agropecuária fecha maio com saldo negativo de 100 vagas em Guarapuava

Mesmo assim, Guarapuava se destacou com saldo positivo de 112 vagas de trabalho. Os outros setores tiveram queda, mas permaneceram no azul

pexels-soo-ann-woon-3265437

Mesmo assim, Guarapuava se destacou com saldo positivo de 112 vagas de trabalho. Os outros setores tiveram queda, mas permaneceram no azul (Foto: Reprodução/Pexels)

O setor de Agropecuária fechou o mês de maio com saldo negativo de 100 vagas de emprego em Guarapuava. O dado faz parte do relatório do Novo Caged divulgado nesta quinta (29), pelo Ministério do Trabalho. Mesmo com o resultado, o município teve um saldo positivo de 112 empregos criados com carteira assinada.

Conforme o levantamento, Guarapuava apresentou 2.302 admissões frente a 2.190 desligamentos. Apesar do número positivo, o saldo teve uma queda de cerca de 77% em relação a abril. Isso porque o último mês fechou com 502 vagas de emprego, o que fez o município se destacar como vice-líder em nível municipal, depois apenas de Maringá.

SETORES

O maior impacto está na Agropecuária pois teve 105 contratações, mas 205 demissões. Em abril, o saldo positivo era de 53, no entanto agora o resultado negativo chegou a 100. O setor do Comércio também ficou quase perto dos números negativos, já que o saldo é de duas vagas de emprego. Houve 679 pessoas admitidas, em relação a 677 desligamentos.

O segmento da Construção também teve um saldo positivo, mas não o melhor. De acordo com os dados, houve 233 admissões contra o fechamento de 210 postos de trabalho. Ou seja, um resultado de 23 pessoas admitidas. Por outro lado, a Indústria se destacou com saldo de 80 vagas de emprego, pois teve 496 contratações e 416 demissões.

O setor de Serviços segue com um bom resultado no relatório, uma vez que apresentou saldo de 107 admissões. Em maio, o segmento contratou 789 pessoas, mas demitiu 682.

PARANÁ

Da mesma foram que Guarapuava, o Paraná também teve um saldo negativo no setor da Agropecuária (-20). Mesmo assim, o Estado registrou o melhor desempenho da Região Sul na geração de empregos nos primeiros cinco meses do ano. A abertura de novas vagas se destacou positivamente em todos os meses do ano no Paraná, com saldo de 7.785 em maio.

O resultado do mês de maio também coloca o Paraná como o melhor da Região Sul, com mais que o dobro das vagas abertas em Santa Catarina (3.596). Rio Grande do Sul fechou o mês com um saldo negativo de 2.511 vagas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.