A crise da falta de médicos atingiu o Brasil e não deixou de passar por Guarapuava. Mas agora, esse seria um problema de ‘águas passadas’, uma vez que o Prefeito Municipal, Celso Góes afirmou na última sexta (30) na reinauguração do Hiper SuperPão, que o quadro de médicos nos estabelecimentos de saúde já está totalmente preenchido.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Prefeitura, todos os estabelecimentos de saúde contam com profissionais médicos lotados. No último edital do programa Mais Médicos, o município foi contemplado com cinco vagas de reposição, porém veio apenas um profissional. A Administração Municipal já solicitou os outros quatro médicos que, segundo o prefeito, já seriam excesso.
Conforme o secretário de Saúde interino Guto Klosowski, entretanto, Guarapuava aguarda ainda a fase de documentação e a seleção do Ministério da Saúde. Apesar do prefeito dizer que há médicos suficientes, a intenção da Prefeitura é trazer ainda mais. Isso porque a ideia é ampliar o atendimento.
“Pretendemos trazer ainda mais médicos, à medida que formos ampliando a assistência a saúde, com mais horários estendidos nas unidades básicas de saúde. Ao todo até o fim do ano, teremos 10 unidades com horário estendido, até as 21h. Nosso foco é fortalecer a Atenção Primária para que a população tenha atendimento médico e os demais serviços de saúde perto de casa”.
DISPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS
De acordo com a Secretaria de Saúde, ao todo o município tem 86 médicos, sendo 13 do Programa Mais Médicos que atendem na Atenção Básica. O restante seria 53 profissionais concursados e 20 admitidos por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS).
Assim, dos 73 médicos (concursados e/ou PSS), 22 estão lotados no Departamento de Urgência e Emergência, 30 fornecem atendimento na Atenção Básica (UBS), o que daria uma média de um médico por unidade – já que segundo a Secom são 30 Ubs’s no município -, e cinco médicos fazem auditorias. Além disso, três fazem parte do quadro da gestão, seis atendem da Clínica de Saúde da Mulher, três nos CAPS (AD e II), um no Samu, um no SAE e outros dois no Programa Melhor em Casa.
Leia outras notícias no Portal RSN.