Por 15 votos a cinco, os vereadores de Guarapuava aprovaram nesta terça (3), reposição de 4,18% sobre os subsídios mensais. A sessão é extraordinária. De acordo com o Projeto de Lei de autoria da Comissão de Finanças e Orçamentos, esse percentual se refere ao período de maio de 2022 a abril de 2023.
No entanto, possui efeito retroativo a 1º de maio. Com a reposição sobe para R$ 11.036,25, conforme a Câmara. Esse aumento, no entanto, não se aplica ao subsídio do presidente. Em janeiro deste ano os servidores tiveram a recomposição inflacionária e aumento real de salário.
A bancada feminina (Bruna Spitzner, Bia Neves, Cris Wainer e Terezinha Daiprai) votou contra a reposição, sob o argumento de que o Ministério Público pediu que a Câmara não contraísse nenhuma despesa que possa onerar os cofres públicos. Rodrigo Crema seguiu o voto das vereadoras.
Entretanto, o vereador Marcio Carneiro (CD) disse que defendia a reposição porque eles [vereadores] lutam pelos salários dos outros. “Por que não vamos lutar pelos nossos também?”.
Para quem possui escolaridade em níveis médio e superior o percentual aplicado foi de 1,63%. Já aqueles com ensino fundamental receberam 13,63%, considerando ainda a variação do salário mínimo nacional.
Na mesma sessão desta terça os vereadores também aprovaram o subsídio de R$ 3,50 concedido pelo Município para reduzir o valor da tarifa do transporte coletivo urbano aos usuários.
Leia outras notícias no Portal RSN.