22/08/2023
Guarapuava Saúde

Turma de medicina da Unicentro faz internato em Guarapuava e Região

Os acadêmicos também fazem estágio em Pitanga e Irati. O internato é onde os estudantes de medicina começam a prática profissional

Os acadêmicos também fazem estágio em Pitanga e Irati. O internato é onde os estudantes de medicina começam a prática profissional (Foto: Reprodução/Unicentro)

Os alunos da primeira turma do curso de medicina da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), iniciaram o internato em Guarapuava, Irati e Pitanga. O internato é o onde os estudantes começam a prática profissional e o treinamento supervisionado.

De acordo com o chefe do Departamento de Medicina da Unicentro, professor David Figueiredo, os acadêmicos vivem a rotina hospitalar nos últimos dois anos de graduação. “O internato é prática em serviço, aprendizado em serviço. São dois anos, quatro semestres, de serviço. É uma carga horária alta”.

Conforme o professor, os alunos atuam em cinco áreas: a cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica médica, saúde mental e saúde da família. Dessa forma, para viabilizar essa etapa dos futuros médicos, a Unicentro fez convênios com hospitais de Guarapuava e Irati, para estágios em Cirurgia e em Ginecologia e Obstetrícia. Além disso, em Pitanga serão as atividades de Saúde Mental e Saúde da Família.

Por fim, para Tiago Arse Ramalho, um dos alunos que começaram o internato na Santa Casa de Irati, a experiência foi positiva. “A gente teve bastante aprendizado prático de alguns procedimentos, como fazer coisas básicas de sondagem, intubação. O pessoal foi muito receptivo, muito paciencioso com a gente”.

(*Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo