O primeiro semestre de 2023 teve mais de 733 acidentes de trânsito registrados pela Secretaria de Trânsito e Transporte (Setran) em perímetro urbano de Guarapuava. Para o secretário de Trânsito e Transporte, Adalberto Campos, “a desatenção e a falta de respeito são as maiores causas de sinistros”.
De acordo com o relatório diário da Polícia Militar (PM), no segundo semestre do ano – iniciado no dia 1º de julho até o dia 24 de julho -, já aconteceram 28 acidentes na cidade. Destes, nenhum sinistro ocorreu por culpa de consumo de bebidas alcoólicas. Estes números mostram que a média é mais de um acidente por dia.
Além disso, Guarapuava ganhou um crescimento de veículos circulando no município. Em maio de 2022 havia 122.338 veículos. Já em maio deste ano são 126.494, demonstrando um aumento de 4.156 veículos nas ruas da cidade.
Conforme Adalberto, o aumento de veículos também é um fator para a ocorrência de acidentes. “Com certeza que com um número maior de veículos circulando a probabilidade de ocorrer sinistros também é maior”. Mas para Adalberto, não é só isso que causa os incidentes.
A principal causa dos sinistros que ocorrem nas vias urbanas do município de Guarapuava é devido à desatenção e ao uso de celulares ao dirigir. Isso aumenta em 400% a possibilidade de ocorrer sinistros.
Mas mesmo com a população observando e presenciando acidentes diários pelas vias públicas do município durante o cotidiano, a Secretaria de Comunicação de Guarapuava (Secom) da prefeitura, informou que houve uma queda no número de acidentes.
Isso porque segundo a Secom, houve redução de 3% nos sinistros do primeiro semestre de 2023 comparados ao mesmo período de 2022. De janeiro a junho de 2022 aconteceram 759 acidentes de trânsito. Mesmo assim, Adalberto diz que qualquer número de sinistros, mesmo havendo queda, não é bom. “A nossa meta é zero”
Fernando Anzolin Moss, motorista de aplicativo em Guarapuava, contou ao Portal RSN que costuma presenciar acidentes de trânsito principalmente em dias de chuva. Ou quando há congestionamento intenso nos horários de pico. Porém, o motorista concorda com o secretário sobre a principal causa de sinistros.
Muita gente utilizando o celular, tira o foco do olho no trânsito para mexer no celular. Isso ocorre com motoristas de carro como muitas das vezes a gente vê motociclistas conversando no celular.
Leia outras notícias no Portal RSN.