22/08/2023


Cotidiano Paraná

Vendaval causa falta de energia e afeta abastecimento de água na Região

Na Região, os moradores de Candói, Pinhão, Laranjeiras do Sul, Reserva, Prudentópolis e Imbituva tiveram serviços interrompidos e estragos

palmeira

Na Região, os moradores de Candói, Pinhão, Laranjeiras do Sul, Reserva, Prudentópolis e Imbituva tiveram serviços interrompidos e estragos (Foto: Copel)

As fortes chuvas e o vendaval registrados nessa quarta (12) e na madrugada desta quinta (13) causaram estragos em todo o Paraná. Os moradores de Candói, Pinhão, Laranjeiras do Sul e Reserva além de enfrentarem a falta de energia nos sistemas de captação, também sofrem com paralisação no abastecimento de água.

Já em Prudentópolis a falta de energia deixou os reservatórios com níveis muito baixos, dificultando a distribuição pela cidade. Em Imbituva, a alta turbidez do rio provocada pelas chuvas, dificulta o processo de tratamento. Em Reserva, falta energia na estação de tratamento de água. Por isso, as equipes da Copel já atendem essas Regiões e em breve a situação deve retornar à normalidade.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), são 33.200 unidades consumidoras sem energia e 765 serviços emergenciais no Centro-Sul. Há também 32.340 unidades consumidoras sem energia e 1.370 serviços emergenciais no Oeste e Sudoeste. Ao todo, 173 mil consumidores estão com o fornecimento de energia interrompido no Paraná.

Dessa forma, a Copel orienta a população a manter distância de locais que tenham postes quebrados e fios caídos. A falta de luz pode ser informada por meio do aplicativo para celulares ou pelo site, e também pelo  WhatsApp (41) 3013-8973. Sem internet, é possível enviar um SMS para o número 28593, com as letras “SL”, de “sem luz”, e o número da unidade consumidora, destacada em amarelo no cabeçalho da conta da Copel. Mas se a situações de risco e de falta de energia, comunique por meio do 0800 51 00 116.

TEMPORAIS

Conforme o Simepar, houve o registro de ventos de mais de 90 Km/h em algumas localidades. Além de muitas descargas atmosféricas, várias cidades tiveram queda de árvores sobre a rede e quebra de postes. Desse modo, a Defesa Civil Estadual do Paraná está monitorando as condições e situações de ventos fortes no Estado.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, Rebouças registrou alagamentos e teve 1.003 pessoas afetadas, sendo três desalojadas por dificuldade de acesso às casas. Ainda na Região de Guarapuava, outros municípios tiveram quedas de árvores ou de energia, como Pato Branco, Coronel Vivida e Prudentópolis. Para receber alertas da Defesa Civil sobre eventos climáticos, basta enviar SMS com o CEP da Região para o número 40199 ou clique aqui.

O excesso de chuvas e ventos faz parte do avanço de uma massa de ar polar pelo Paraná, acompanhada de muitas descargas elétricas e rajadas de ventos fortes. Assim, a Região Sul do País também enfrenta eventos climáticos relacionados a um ciclone extratropical, com morte, alagamentos e milhares de moradores atingidos com a falta de energia elétrica.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo