O Governo do Paraná entregou nessa terça (18), mudas e equipamentos para a cultura da uva em Irati, Mallet e Imbituva. A entrega da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), custou R$ 680,5 mil. E conforme a Seab, a ação faz parte do Programa de Revitalização da Vitivinicultura no Paraná (Revitis).
De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, esse é um incentivo para que tenham mais produtores dessa cultura. “O Governo é parceiro para oportunizar o crescimento da vitivinicultura também nesta Região. É um esforço, um empurrão para que se tenha mais área, mais produtores, mais produtividade para vender onde tiver cliente”.
O secretário ainda disse que a produção de fruta no Paraná é boa, e com boa diversificação. Contudo afirmou que poderia ser melhor. “Por isso decidimos realizar esse esforço de reorganizar o setor de viticultura, seja para doces, geleias, sucos, vinhos coloniais ou de mesa, e queremos ver mais gente envolvida nesse processo”.
Já o prefeito de Irati, Jorge Derbli afirmou que trabalha para ter uma agroindústria forte na cidade. Além disso, que o objetivo deve ser atingido quando a Cooperativa Agrícola Mista (Coami) ficar pronta. Conforme a administração municipal, Irati é produtor de pêssego, ameixa, morango, maracujá, guabiroba, além de erva-mate, pinheiros e oliveiras.
Leia outras notícias no Portal RSN.