A Copa do Mundo Feminina de 2023 começou nesta quinta (20) às 4h da manhã no horário de Brasília. O mundial ocorre na Oceania, pela primeira vez na história e participam 32 equipes de futebol. A cerimônia de abertura contou com um espetáculo de música e dança com a cultura dos povos originários da Austrália e Nova Zelândia.
Inicialmente, o mundial iniciou com a seleção da Nova Zelândia vencendo a Noruega, com placar de 1 a 0, surpreendendo os torcedores. A jogadora Wilkinson estreou o primeiro gol da Copa Feminina, levando a vitória da primeira partida para o time.
SELEÇÃO BRASILEIRA
De acordo com a programação de jogos, a seleção brasileira estreia na primeira fase da competição na segunda (24) às 8h, rumo ao título inédito da Copa do Mundo. O primeiro jogo será contra o Panamá, pelo Grupo F que também conta com França e Jamaica. O próximo jogo será dia 29 às 7h contra França, e o último da fase de grupo, no dia 2 de agosto às 7h contra a seleção jamaicana.
Conforme a Agência Estadual de Notícias, o governo do estado do Paraná decretou alteração no expediente em dias de jogos da seleção brasileira. Essa é a primeira vez que haverá mudanças de horários nos órgãos estaduais durante o mundial feminino de futebol. Desse modo, o expediente começará apenas três horas após início do jogo.
CONQUISTA FEMININA
De acordo com as informações, as mulheres só receberam autorização para praticar o esporte há 44 anos, depois de 40 anos de proibição. Essa restrição não ocorreu apenas no Brasil, mas também no Reino Unido, França, Bélgica, Alemanha e Paraguai. No entanto, apesar da revogação em 1979, o decreto só regulou devidamente o futebol feminino em 1983.
Leia outras notícias no Portal RSN.