22/08/2023

Cia das Letras reedita livro de Erico Verissimo

imagem-28636

 

Por Cristiano Martinez

 

Mistura de crônica, relato autobiográfico e novela, o livro “Um certo Henrique Bertaso” (Ed. Companhia das Letras) relata a amizade entre o escritor Erico Verissimo e o editor Henrique Bertaso. Juntos, os dois ajudaram a formar uma das editoras mais conhecidas do Brasil em meados do século 20: Globo (sem relação com as organizações Globo da família Marinho).

 

Narrada em primeira pessoa pelo próprio Verissimo, pai de Luiz Fernando Verissimo, a obra foi lançada originalmente em 1972 e pertencia a uma fase mais memorialista do escritor gaúcho. Nessa época, ele encerraria sua carreira literária com o romance “Incidente em Antares” (1971) e o autobiográfico “Solo de Clarineta” (1973/76). Em seguida, viria a morrer em 1975.

 

Graças a extensão e popularidade de suas obras literárias, muita gente conhece apenas o lado escritor de Verissimo. Mas, antes desse sucesso, ele trabalhou como tradutor, revisor, editor e consultor literário da Globo, uma livraria que viria a se tornar importante editora na primeira metade do século 20. E isso na ainda provinciana cidade de Porto Alegre.

 

Em “Um certo Henrique Bertaso”, Verissimo narra um pouco da história de surgimento dessa editora. Segundo ele, o principal responsável pelo sucesso da Globo foi o cara que dá nome ao livro: Henrique Bertaso. Filho de um dos donos da Livraria do Globo, Bertaso somente entrou para o ramo livreiro por acaso. Preocupado com seu tempo livre, o pai dele o encaixou como vendedor da loja. Tinha então início um dos editores mais importantes do Brasil, que conseguiu, junto com Verissimo, traduzir clássicos da literatura e lançar novos autores (um deles foi o poeta Mário Quintana).

 

O prestígio da editora foi tão forte que Roberto Marinho não pôde usar o nome “Globo” para registrar sua própria casa editorial no Rio de Janeiro. A saída para Marinho foi usar a marca RGE (Rio Gráfica Editora) para lançar livros, revistas e gibis. Somente décadas depois, com a falência dos Bertaso, Marinho enfim registrou o tão sonhado nome.

 

Hoje, quando nos deparamos com revistas da “Editora Globo”, uma coisa é certa: não é mais a mesma que fez história com Henrique Bertaso e Erico Verissimo.

 

NOVA ESTAMPA

Vídeos, imagens, textos e podcasts, acesse o blog: novaestampa.blogspot.com

 

No blog, leia um trecho selecionado da obra.

 

SERVIÇO:

Livro: “Um certo Henrique Bertaso” (2011), 106 páginas

Autor: Erico Verissimo

Preço: R$ 35,00

Onde adquirir: Livraria do Chain, sob encomenda. Tel. 3035-6806

 

 

Imagem: www.ciadasletras.com.br

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo