O cruzamento da avenida Manoel Ribas com a rua Padre Chagas recebeu uma nova sinalização de trânsito nesta semana em Guarapuava. A medida busca evitar acidentes e melhorar o fluxo da via. A “área de conflito”, como é chamada, é uma marcação xadrez na cor amarela.
Dessa forma, essa área sinaliza uma parte da rua em que não se pode permanecer com o automóvel. Geralmente elas ficam em cruzamentos com grandes conflitos de veículos, reforçando o alerta aos motoristas. Ou seja, para evitar que fechem os cruzamentos e atrapalhem a área de interseção, provocando acidentes, principalmente durante os períodos de maior movimentação no trânsito.
A Secretaria de Trânsito e Transporte de Guarapuava (Setran) orienta que os condutores a parem antes da área demarcada, para evitar afogar o fluxo do trânsito na região e garantir, assim, a fluidez. O secretário Adalberto Campos afirma, ainda, que haverá penalizações para quem desrespeitar a sinalização.
Conforme o Art. 182, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), parar o veículo em área de cruzamento de vias, prejudicando a circulação de veículos e pedestres, é infração média de trânsito. Assim, tem multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Esse tipo de sinalização já existe em outros cruzamentos de Guarapuava. A engenharia de tráfego da Setran identifica onde há a necessidade devido ao alto índice de obstrução do cruzamento e a possibilidade de implantação.
YELLOW BOX
De acordo com o o diretor-presidente da Surg, Halmuth Brandtner, a função da yellow box (caixa amarela) é garantir que a área do cruzamento fique livre de veículos. Mesmo quando o sinal estiver vermelho ou quando o tráfego estiver congestionado. “Essa área normalmente fica delimitada pelas faixas de pedestres do cruzamento”.
Isso ajuda a garantir que o cruzamento permaneça desobstruído, permitindo que o tráfego flua de forma mais eficiente e evitando bloqueios que possam levar a engarrafamentos.
As regras para o uso da yellow box podem variar de acordo com as leis de trânsito em diferentes países ou localidades. Mas, em geral, os motoristas não devem entrar na área de conflito a menos que haja espaço suficiente no outro lado do cruzamento para o veículo avançar completamente.
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