*Reportagem em atualização
O ex-conselheiro Artagão de Mattos Leão morreu neste domingo (30) aos 75 anos, vítima de infarto em São Luiz do Maranhão. O advogado havia se aposentado do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em outubro de 2022 e passava uma temporada no Maranhão com a esposa. Ele estava no TCE desde abril de 1991, quando foi nomeado pelo então governador Roberto Requião.
Artagão deixa quatro filhos, entre eles o deputado estadual Artagão Junior e o empresário guarapuavano Leonardo de Mattos Leão. O corpo dele deve ser transladado para Guarapuava, mas ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Mattos Leão nasceu em Inácio Martins e legislou como deputado estadual por nove anos, entre 1983 e 1991 — pelo MDB. Em junho deste ano, voltou ao MDB ao assinar a ficha de filiação. Ademais, Mattos Leão tinha demonstrado interesse em voltar à política e disputar o cargo de prefeito de Guarapuava na eleição de 2024 ou deputado federal em 2026.
O Governo do Paraná decretou luto oficial de três dias pela morte do ex-conselheiro. Conforme o governador Carlos Massa Ratinho Junior, “Artagão sempre foi um homem público muito dedicado e que marcou o nome na história do Paraná e do Tribunal de Contas, que exerce um papel fundamental para a sociedade”.
Leia outras notícias no Portal RSN.