Atraindo os olhares curiosos, as séries de investigação criminal são um sucesso, desde as com cunho mais policial, até as mais cômicas. Talvez por conta do mistério e da caçada a um assassino, ou até porque a audiência aprecia a sensação de medo e perigo, mas com a segurança de estar em casa, assistindo TV. Psicologicamente, elas satisfazem a sede por suspense e reviravoltas. No maratonando de hoje, confira algumas dicas:
Mindhunter
Esta série, dirigida por David Fincher, é uma das principais responsáveis pela fascinação por crimes e investigações. Ela explora o surgimento dos estudos e das caçadas oficiais a serial killers, oferecendo vislumbres de alguns dos assassinos mais cruéis e famosos da história, como Ed Kemper, o Filho de Sam e Charles Manson. Além disso, Mindhunter apresenta comentários precisos sobre o processo forense e como funciona a mente dos assassinos.
Olhos que Condenam
Embora não se debruce inteiramente em uma investigação criminal, esta série demonstra o quão perigoso um processo de investigação pode ser. Aqui, é possível testemunhar um caso em que todo o processo já começa errado, revelando descaso e preconceito absurdos desde os primeiros policiais envolvidos até os grandes advogados e juízes. A história gira em torno de quatro jovens negros presos e julgados por um crime que não cometeram, evidenciando uma investigação falsa e equivocada.
Inacreditável
Nem toda investigação criminal envolve um assassinato. Em Inacreditável, é possível ver o caso de um estuprador em série que invade casas e abusa de mulheres. A minissérie enfatiza a importância de uma equipe engajada e preocupada, mostrando como isso faz toda a diferença na busca por justiça. Além disso, levanta questões sobre quantos casos podem não receber a devida atenção e ficarem submetidos a péssimas investigações, ou até mesmo sem investigação alguma.
Night Stalker
Esta série documental se destaca por não ser apenas sobre um assassino, a mente e os crimes. Ela permite conhecer a realidade dos investigadores e a importância que os trabalhos possuem. Além disso, evidencia como as ações de um serial killer estão ligadas ao contexto social e como os crimes podem impactar os costumes de uma Região ou país.
The Sinner
O diferencial desta série é que não importa tanto quem é o assassino, mas sim o porquê do assassinato ter ocorrido. Partindo de um crime absurdo e inesperado, a narrativa da série se desenrola com surpreendentes reviravoltas, proporcionando um estudo interessante sobre causa e motivo.
Qual será a escolha da semana?