22/08/2023
Educação Guarapuava

‘Cultura maker’ faz professores e alunos colocarem a ‘mão na massa’

Alunos aprendem a modificar, consertar ou construir objetos usando o potencial criativo. Parceria com o NRE capacita professores

Formação-de-Robótica-5-scaled

Professores e alunos em aula de robótica (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

Alunos da rede municipal vão colocar a ‘mão na massa’, mas de uma forma diferente. A ideia é que os estudantes modifiquem, consertem ou construam objetos usando o potencial criativo, em ambientes colaborativos e personalizados. Trata-se da ‘cultura maker’, uma proposta que deseja transformar os espaços de aprendizagem. De acordo com o secretário de Educação, o vereador Pablo Almeida, isso faz com que a escola se torne um lugar para a experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento.

Nesse contexto, uma parceria com o Núcleo Regional de Ensino, 120 professores, sendo 55 da rede municipal e 65 da rede estadual, participaram de um workshop. Ele vai ser ministrado pelo professor Thiago De Zorzi e a filha, Gabriela De Zorzi, do Rio Grande do Sul, com o uso da tecnologia.

De acordo com Pablo, a robótica possibilita o acesso de forma justa e dinâmica às atividades propostas. Isso porque, segundo o secretário, facilita o aprendizado, possibilitando que todos tenham acesso de forma justa e dinâmica às atividades propostas. “Então, estamos capacitando nossos educadores para que eles consigam, da melhor forma, realizar esse trabalho”.

Em Guarapuava, como se pode perceber, a tecnologia já está presente nas escolas. O projeto Guará-Code, por exemplo, criado pelas professoras Christielli Maschio Krynski Vargas e Jessica Kiczevi, tem transformado a vida de estudantes. O projeto visa ensinar a lógica da programação em blocos. Ou seja, de forma mais dinâmica desde a educação infantil até o quinto ano do ensino fundamental, utilizando atividades plugadas (on-line) e desplugadas (off-line).

MATEMÁTICA DIGITAL

Aulas com óculos virtual em Cmei (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

No ano de 2022 foi lançada a Matific – Plataforma Digital de Matemática. Pela plataforma, os alunos trabalham um conteúdo interativo e envolvente, para ajudar na resolução de problemas matemáticos. As atividades em tablets ou computadores estão disponíveis em todas as escolas da rede municipal. Mais de 10 mil alunos participaram das olimpíadas de matemática por meio da plataforma digital e cinco escolas municipais de Guarapuava ficaram entre as 100 melhores em todo o País.

Ainda em 2022, a Secretaria de Educação lançou o aplicativo ‘EducaMaisGuarapuava’. O App faz parte das diversas ações da SME voltadas à tecnologia na educação. A intenção, conforme Pablo, é acelerar a aprendizagem. Além de recuperar o ensino afetado pela pandemia de covid-19. Por meio do aplicativo, os pais têm acesso às diversas atividades do dia a dia escolar da criança estudante matriculada na rede municipal de ensino.

Além disso, por meio do EducaMais, as crianças têm acesso ao ensino da Língua Inglesa. As aulas começaram remotamente, mas já estão ocorrendo de forma presencial nas escolas por meio do projeto Guará Kids.

A última conquista para a rede municipal de ensino foram os óculos de realidade virtual (VR). Os equipamentos foram entregues no início de julho a 44 escolas e 27 CMEI’s do município. O projeto de inserção do mundo virtual ao ensino regular integra o Programa Crer&Ser, por meio do eixo Inova Kids da Secretaria Municipal de Educação. Esse público já utiliza óculos virtuais nas aulas.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.