A Faculdade Guarapuava retorna às aulas após o período de férias sob nova direção. O professor Carlos Alberto Gomes, que já respondeu pela reitoria da Unicentro, assumiu o cargo na terça-feira (2). Gomes é graduado em Economia e Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Nova de Lisboa e UFPR, e doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele substitui a professora Salette Silveira de Azevedo, que aceitou o convite de uma faculdade da Região Metropolitana de Curitiba, onde atuará como diretora acadêmica.
O nome de Gomes para a Faculdade Guarapuava surpreendeu a comunidade acadêmcia de Guarapuava e região, já que era tido como provável candidato de oposição à reitoria da Unicentro. Ele diretor foi reitor da Universidade, de 1996 a 2004, considerado um dos períodos de maior expansão do ensino superior na região de Guarapuava, da oferta de novos cursos de graduação e da criação do campus do Cedeteg.
Durante sua gestão foram criados os campi das cidades de Laranjeiras do Sul, Chopinzinho, Prudentópolis e Pitanga. Gomes foi também presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), no período de 2002 a 2004. Ocupou ainda a cadeira de membro do Conselho Superior da Fundação Araucária e atualmente é diretor presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Unicentro (FAU) e integra a diretoria do Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Institutos de Ciência e Tecnologia (CONFIES). Para a comunidade acadêmica seu histórico abre expectativas de inovações nas áreas do ensino, da pesquisa e da extensão.
A mantenedora da Instituição, Dra. Cleri Becher de Mattos Leão, ao apresentá-lo para a equipe administrativa e pedagógica da Instituição, destacou que sua experiência deverá contribuir com a gestão de programas que possam promover o desenvolvimento da Faculdade Guarapuava e também de sua região.
Durante o mês de agosto, o diretor informou que estará trabalhando juntamente com a equipe administrativa e pedagógica, a elaboração de um plano de metas com ações de curto, médio e longo prazo. O propósito dessas atividades é a definição de novas políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão.
Segundo ele, tais ações serão pensadas de forma bastante comprometida com a realidade regional, de modo que a Faculdade Guarapuava possa contribuir efetivamente com o desenvolvimento de projetos que permitam a intervenção acadêmica no cenário econômico, social, político e cultural da sua região de abrangência.