A Subseção de Prudentópolis da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) já tem área para a obra da nova sede. A solenidade para escrituração do imóvel ocorreu nessa segunda (14). De acordo com o presidente Alysson Wolski, a assinatura teve a participação do prefeito Osnei Stadler, da advogada Marilena Indira Winter, que preside a entidade no Paraná, e do vice-presidente Fernando Estevão Deneka. Outras autoridades prestigiaram a cerimônia.
Conforme Wolski, a atual sede administrativa está construída sobre um imóvel de apenas 84,50 m². “Hoje com 271 advogados inscritos ativos, a OAB Prudentópolis demanda de um espaço maior para que possa atender aos anseios da advocacia e da sociedade”.
Para viabilizar a nova sede, ocorreu uma permuta autorizada pela Lei Municipal n° 2.558/2023. Assim sendo, o Município vai ficar com o atual prédio da OAB. Trata-se de uma construção em alvenaria, com dois pavimentos, medindo 157,63 m². Dessa forma, em troca, a OAB fica com um imóvel urbano localizado na avenida São João, no bairro Barro Preto. A área possui 1.337,66 m², sem edificações.
MUITO MAIOR
De acordo com o presidente da entidade em Prudentópolis, ainda não há previsão para o começo da obra. No entanto, o projeto arquitetônico prevê uma área construída de aproximadamente 700 m². “Vai contar com amplo auditório, salas de reunião, escritórios compartilhados mobiliados e tecnológicos, além de um centro de convivência”.
Além de proporcionar atendimento direto aos advogados, as novas instalações também incluirão atendimento direto aos clientes. E o que é ainda melhor: também vai incluir a população carente, que pode pleitear a nomeação de um defensor dativo, conforme Wolski.
Para o presidente, mais do que uma simples assinatura de escritura pública, “o ato dá início a realização de um pleito antigo da advocacia local. Um espaço novo, amplo, moderno e tecnológico, capaz de ofertar todas as ferramentas necessárias à melhor execução dos trabalhos”.
A tecnologia embarcada no novo espaço, especialmente no estúdio de sustentações orais, é capaz de promover igualdade de condições do advogado do interior em sustentar junto dos Tribunais Superiores, no que diz respeito a equipamentos de áudio e vídeo de qualidade.
PARLATÓRIO
Ainda nessa terça (15) houve a inauguração do parlatório na Cadeia Pública. “Esse local trará um espaço compatível e de qualidade para a advocacia e ao custodiado. Além disso, traz sigilo entre advogado-cliente, assegurando seus direitos”. Isso porque, o parlatório é o local onde as visitas íntimas ocorrem.
Leia outras notícias no Portal RSN.