22/08/2023
Cotidiano Paraná

Empregados com registro em carteira chegam a 81,3% no Paraná

Oito em cada 10 pessoas empregadas no setor privado paranaense têm a Carteira de Trabalho assinada, segundo o Pnad

image00003_3

O Paraná fica atrás apenas de Santa Catarina (88,1%) e do Rio Grande do Sul (82,3%) (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Oito em cada dez pessoas empregadas no setor privado paranaense têm a Carteira de Trabalho assinada. O Estado apresenta a terceira melhor taxa de formalidade do Brasil, com 81,3% de empregados com registro em carteira. Fica atrás apenas de Santa Catarina (88,1%) e do Rio Grande do Sul (82,3%). É o que mostra o recorte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme a Agência Estadual de Notícias (AEN) o Paraná chegou ao segundo trimestre com uma taxa de desocupação de 4,9%, a menor em quase 10 anos. O resultado é 0,5 ponto percentual mais baixo que o trimestre anterior. Na época o índice de desemprego estava em 5,4%, e está bem acima da média nacional, que fechou em 8% entre abril e junho.

O bom desempenho no mercado de trabalho também se reflete na formalidade. A proporção de trabalhadores com carteira no Estado aumentou 0,9 ponto percentual em relação ao primeiro trimestre do ano, quando era de 80,4%. O índice atual é o melhor em dois anos – no segundo trimestre de 2021, a taxa de formalidade era de 83,1%.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo