22/08/2023


Região Segurança

Vídeo mostra policiais militares agredindo homem em Pitanga

Conforme a PM, o homem estava bêbado e perturbando o sossego no local. Procedimento vai apurar protocolos que orientam a atividade policial

Pitanga-DESTAQUE

Vídeo mostra policiais militares agredindo homem em Pitanga (Fotos: Reprodução/Vídeo Leitor Portal RSN)

*Reportagem com vídeo

Uma ação policial vem causando revolta entre moradores de Pitanga. Imagens enviadas por um leitor do Portal RSN, mostram o momento em que policiais militares abordam dois homens e em seguida, agridem um deles. De acordo com populares, o homem agredido estava bêbado, é morador de rua e não reagiu à abordagem.

No vídeo é possível ver os policiais falando com os dois homens no estacionamento de um supermercado. Eles, inclusive, levantam um dos abordados enquanto pedem para que eles saiam do local. Contudo, enquanto um deles se retira, um policial volta e dá um forte tapa no rosto outro, fazendo com que o homem se desequilibre e caia no chão.

O que chama a atenção é que o homem não havia reagido à abordagem e se encontrava visivelmente bêbado. Na sequência, dois policiais passam a arrastar o abordado para tirá-lo do local. Nesse momento, as calças do homem chegam a sair, e é possível ver que ele fica de cueca enquanto é arrastado no asfalto. Veja no vídeo.

BOLETIM POLICIAL

A Polícia Militar registrou a ocorrência na última sexta (18) às 21h no bairro Pitanguinha. Conforme o relatório, o fiscal de segurança de um supermercado entrou em contato relatando a situação. O solicitante afirmava que havia dois suspeitos no estacionamento “ingerindo bebida alcoólica, perturbando o trabalho e pedindo dinheiro para clientes”.

Além disso, o fiscal afirmou que os dois homens fazem ‘baderna’ no local rotineiramente. Ademais, também estariam ameaçando clientes, afirmando que portavam uma faca para intimidá-los a darem dinheiro. Dessa forma, a equipe policial se dirigiu ao local e abordou os dois suspeitos.

De acordo com o boletim policial, um deles acatou a ordem da equipe e saiu do local. Contudo, o outro homem de 37 anos, se recusou a levantar e teria precisado de “auxílio da equipe”. Ademais, o abordado teria proferido palavras de ‘baixo calão’ para uma policial feminina que acompanhava a ação.

Ainda no boletim, a PM afirma que o homem “fez menção de retirar algum objeto da parte direita da cintura”. Por isso teria sido necessário “uso de técnica defensiva”, já que a equipe suspeitava “ser uma arma branca”. Contudo, o vídeo mostra apenas o policial desferindo um tapa contra o homem nesse momento.

Os policiais ainda afirmaram que houve necessidade de “uso de força moderada para retirar o abordado do local”, devido à recusa. Por fim, também teriam orientado o mercado quanto às medidas cabíveis e o interesse na representação contra os autores.

Questionada pelo Portal RSN, a Comunicação do 16º Batalhão de Polícia Militar afirmou que “diante dos fatos narrados”, a Polícia Militar do Paraná, “promoverá a instauração do devido procedimento apuratório”. Dessa forma, devem levantar “todas as circunstâncias que envolvem a ocorrência, no estrito cumprimento das leis e procedimentos protocolares que orientam a atividade policial”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo