O fim de semana foi agitado em Guarapuava. Isso porque, o Espaço Fiori recebeu o AUÊ – Torneio Paranaense de Baterias. A competição, reuniu as melhores baterias universitárias (BU’s) do estado, promovendo não apenas a música e a performance, mas também a integração, o desenvolvimento do cenário das BU’s e a criação de uma verdadeira comunidade.
Organizado com uma equipe multidisciplinar independente composta por ex-lideranças de baterias, ligas e blocos de diferentes regiões do Paraná, o AUÊ não foi apenas um torneio, mas um momento de troca entre os participantes. O objetivo principal foi desenvolver o cenário por meio de um local no qual as baterias são as protagonistas, indo além da competição tradicional e se afastando das amarras dos jogos universitários.
Além disso, “o AUÊ tem papel em fomentar o desenvolvimento de jurados locais, contribuindo para a formação de profissionais capacitados que compreendem a complexidade das performances musicais. Assim, por meio de critérios rigorosos de avaliação, o torneio estabelece padrões elevados para os participantes, impulsionando o nível artístico a novas alturas”.
Conforme os organizadores, uma das emoções mais esperadas durante o evento foi a coroação da “Campeã Estadual”. A bateria vencedora, Rapozona, foi agraciada com o título e a honra de representar o estado no cenário nacional.
BATERIAS
Quem nunca sentiu o desejo de explorar os instrumentos de percussão, que se manifeste agora. Presentes em todas as culturas desde tempos imemoriais, esses instrumentos ancestrais de comunicação humana têm a capacidade de gerar ritmo para qualquer ocasião e unir vastos grupos em uma mesma vibração.
Tamanha energia não poderia estar ausente de um dos capítulos mais significativos da jornada de alguém: a vida universitária. E para trazer essa vitalidade aos momentos cruciais, surgem as baterias universitárias, coletivos de estudantes que dão vida aos instrumentos de percussão durante eventos acadêmicos. Por meio dos ritmos, as baterias promovem conexão, sincronizando em uma local único.
Leia outras notícias no Portal RSN e Rede+.