Guarapuava – Produtores devem ficar atentos à ferrugem da soja, que já apareceu em algumas regiões do estado do Paraná. A doença causada por fungo acarreta lesões nas folhas e faz com que diminua a área fotossintética da planta.
De acordo com o engenheiro agrônomo Rafael Chioquetta, Coronel Vivida, município do sudoeste, já apresenta focos da doença, assim como as regiões oeste e norte do Paraná.
O profissional recomenda que os produtores iniciem aplicações preventivas a fim de evitar a entrada das doenças. É recomendável fazer a prevenção, porque depois de instalada a doença, o controle se torna bem mais difícil, observa.
O custo de uma aplicação de fungicida para a ferrugem asiática gira em torno de R$ 40 e R$ 45 o hectare, sendo que o produto mais indicado é a mistura de triazol e estrubilurina. Porém, com a alta do dólar, o preço desses produtos deverá ter um reajuste, diz.
Para cultivares de ciclos precoces, normalmente duas aplicações bastam. Já para cultivares de ciclo médio e tardio, três ou mais aplicações conforme condição climática e intensidade da doença. Quando a doença já estiver instalada, o tempo entre as aplicações diminui.
Agronegócio
Alerta: sudoeste, oeste e norte do PR já apresentam focos de ferrugem
- Por Cristina Esteche
- 26/01/2009