Desde o lançamento do sistema, em maio, cerca de 12 mil pessoas deixaram de se deslocar até as unidades do Detran para fazer os documentos. “Estamos satisfeitos com os resultados, que cumprem a orientação do governador Beto Richa de facilitar a vida dos motoristas”, afirma o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. “Junto com a Companhia Paranaense de Informática, a Celepar, estamos desenvolvendo ferramentas para outros tipos de documentos pela internet, incluindo a Permissão Internacional de Dirigir”, adianta ele.
RAPIDEZ
COMO USAR
Os serviços on-line estão disponíveis no site www.detran.pr.gov.br. Basta clicar no link Detran Fácil, no lado direito da tela. Depois, o motorista deve preencher o protocolo com seus dados, imprimir e pagar a guia de recolhimento. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente. Depois de confirmado o processo, o Detran emite a CNH ou o CRLV e envia ao endereço do condutor pelos Correios.
Os preços para emissão continuam os mesmos: R$ 46,48 para segunda via da carteira de motorista e para a CNH definitiva e R$ 30,99 para segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.