Morreu na manhã deste sábado (26) o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo aos 89 anos. O Arcebispo emérito de Salvador da Bahia, e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), morreu em Londrina, no Paraná. De acordo com as informações, ele é da Arquidiocese de Londrina, onde foi arcebispo entre 1982 e 1991. A causa da morte não foi divulgada.
O quadro de saúde de Dom Geraldo se agravou em dezembro de 2022, quando ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O Cardeal passava por um internamento domiciliar em Londrina, e apresentou piora nos últimos dias.
No período em que foi arcebispo da Arquidiocese de Londrina, Dom Geraldo fundou a Pastoral da Criança, em 1983, ao lado da médica Zilda Arns, em Florestópolis. O Cardeal escolheu o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, para celebrar os 65 anos de ordenação, em junho de 2022. O sepultamento será na Cripta da Catedral Metropolitana de Londrina, onde estão sepultados o primeiro bispo e arcebispo, dom Geraldo Fernandes Bijos, e o terceiro arcebispo, dom Albano Botoleto Cavalin.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior pestrou homenagens ao Cardeal em uma publicação nas redes sociais. “O PR perdeu neste sábado o cardeal Dom Geraldo Majella, que coordenou a arquidiocese de Londrina e passou anos atuando em Toledo. Ao lado da saudosa Zilda Arns, Dom Geraldo ajudou a criar a Pastoral da Criança. A comunidade católica e o nosso Estado perdem um homem que atuava sempre em benefício do próximo”.