22/08/2023
Cotidiano Guarapuava Mundo

Golden Retriever que já conheceu 16 países visita Guarapuava

O 'Chopp', um Golden Retriever de sete anos, viajou por 16 países do continente americano. Agora, ele e os tutores vão preparar uma EuroTrip

Golden Retriever que já conheceu 16 países visita Guarapuava (Foto: Arquivo pessoal/Um Chopp pelo Mundo)

Em 2020, o mundo se viu imerso em uma das situações mais desafiadoras da atual geração. A pandemia de covid-19 fez com que trancássemos as portas para a convivência social. Imersos nessa ‘solidão’, mesmo que houvesse comunicação virtual, muitas pessoas se viram perdidas em meio a crises de ansiedade, pânico e depressão.

Com muitos desafios, muitas delas começaram a repensar estilos de vida e a valorizar as pequenas coisas e momentos especiais. Entre essas pessoas está o casal Thalia Pinheiro de 36 anos e Vinicius Estrela de 42. Ela maranhense e ele carioca, moravam em São Paulo e levavam uma vida corrida, trabalhando até 12 horas por dia.

O casal tinha um bom padrão de vida e fazia coisas que gostava, mas em um momento, se deparou com a infelicidade. Vinicius desenvolveu alguns problemas de saúde como depressão, ansiedade e ataque do pânico. Neste momento, perceberam que algo deveria mudar.

‘Chopp’, que já vivia com eles, ajudou nessa mudança. O Golden Retriever, conhecido como um cão de assistência emocional, ajudou Vinicius a superar a depressão. Depois disso, o casal decidiu deixar a vida que tinha para trás e recomeçar, com um novo propósito.

‘NOVOS ARES’

(Foto: Arquivo pessoal/Um Chopp pelo Mundo)

Após reavaliarem as prioridades ‘Thalica’ e Vini, decidiram por uma nova forma de viver, mais essencialista. Eles embarcaram para uma aventura, com o objetivo de levar o Golden para conhecer mundo. Dessa forma deram o nome de “Um Chopp Pelo Mundo” para a expedição, que já dura mais de dois anos.

Desde agosto de 2020, eles passaram por diferentes locais no continente americano. ‘Thalica’ se apaixonando ainda mais pelas relações humanas e Vini se distanciando do mercado corporativo e buscando uma vida “menos competitiva”.

Para os dois, Chopp os ensina “valiosas lições sobre paciência, disciplina e lealdade. Chopp nos força a enxergar a importância de viver o HOJE. Afinal, os cachorros vivem menos tempo do que seres humanos (…)”. Ele foi a inspiração de tudo e, agora, também tem influência nos novos desafios do trio.

Juntos, eles já passaram pelos extremos Sul e Norte do continente americano. No trajeto, além do Brasil, eles visitaram países como Paraguai, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras e Guatemala. Também visitaram México, Estados Unidos e Canadá. Eles também visitaram o Alaska, nos EUA.

A caminhonete que transporta os três de um país para o outro foi se transformando na nova casa deles. E, nesta segunda (28), ela chegou em Guarapuava. Ao Portal RSN, o trio, que chegou no Brasil há 10 dias, afirmou que pretendia conhecer a cidade e depois seguir para outros lugares do Sul.

(Foto: Mayara Maier/Portal RSN)

Vinicius disse que conhecer vários lugares do país também faz parte dos objetivos de viagem. Eles devem passar por Curitiba e também por Florianópolis e Praia Grande em Santa Catarina.

E DEPOIS?

Depois de se aventurarem por paisagens brasileiras, Thalia, Vini e Chopp devem buscar ‘novos ares’ em outro continente. Desta vez, eles pretendem ir para a Europa em fevereiro ou março de 2024, período em que encerra o inverno europeu.

Conforme Vinicius, o principal destino dessa EuroTrip é a Escócia. Isso porque a raça Golden Retriever teve origem nesse país, na Região do Rio Tweed. Assim, eles pretendem levar Chopp para conhecer o local de ‘ancestralidade’.

Para acompanhar essa aventura, acompanhe o trio pelas redes sociais, no Instagram, Facebook ou YouTube.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Antunes

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.