Juan Carlo Obregon, um colombiano de 39 anos, fez uma escolha radical em setembro de 2021. Deixando para trás a carreira como engenheiro ocupacional em uma indústria, ele montou em uma bicicleta e iniciou uma ousada viagem que o levaria a percorrer a América do Sul. Mas, entre as histórias de quilômetros vencidos e fronteiras cruzadas, há um elo imporatnte: “Cuenca”, a leal cachorrinha que ele carinhosamente adotou na cidade equatoriana de mesmo nome.
Enquanto os pedais se movem e os países se desdobram sob as rodas, Juan e Cuenca são uma dupla inseparável, compartilhando a garupa da bicicleta. Junto com roupas, uma barraca de acampamento e mantimentos, a pet é uma presença constante e calorosa.
Só se vive uma vez. Esse mundo é muito bonito para ficar apenas na zona de conforto. Você tem que sair e aprender, não ficar com o que te falam, ou com o que você só vê na televisão.
Saindo de Medelín, o aventureiro já traçou a trilha por cinco países, acumulando mais de 14 mil quilômetros de pedaladas. A entrada no Brasil se deu por meio do Paraná. “Eu não tenho pressa, quero dedicar os próximos cinco anos para desbravar o mundo”.
*(Com informações de RPC)
Leia outras notícias no Portal RSN.