22/08/2023
Educação Guarapuava

Governo Federal libera doutorado em Bioenergia na Unicentro

Governo também anunciou outros cursos nesse nível para as demais universidades estaduais do Paraná. Na Unicentro são 23 vagas

capa_blog_biotecnologia

Bionergia é o novo curso de doutorado da Unicentro (Foto: Unicentro)

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) vai contar com mais um curso de doutorado. O anúncio é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso de Bionergia, conforme o governo federal, é um dos nove cursos de doutorado nas universidades estaduais do Paraná.

O doutorado em Bionergia será ofertado em cinco universidades estaduais. Estão previstas 23 vagas. No entanto, o processo seletivo e a abertura das inscrições ainda estão em fase de decisões. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unicentro, Marcos Ventura Faria, esse novo doutorado é um passo importante no processo de verticalização da Unicentro.

O curso era bastante aguardado pela comunidade e pelos docentes que atuam na área de bioenergia. Esse é um tema de bastante importância que, com certeza, trará um fortalecimento muito grande para essa área de pesquisa, que é um dos grandes destaques hoje no cenário estadual e nacional.

Com o doutorado em Bioenergia, a Unicentro conta agora com 29 cursos de pós-graduação, sendo 11 cursos de doutorado e 18 de mestrado. O novo curso funcionará de forma associativa envolvendo a Unicentro, UEPG, UEM, UEL, Unioeste e a UFPR. Por ser um curso em rede, segue a sistemática de oferta de curso de pós-graduação da Capes. A Unicentro está como coordenadora geral até 2027.

Conforme Paulo Rogério, professor coordenador da proposta, o diferencial deste curso são as linhas de pesquisa: a de Biocombustíveis e a de Energias Renováveis. “Atualmente, no banco da Capes, existem somente dois programas em bioenergia, um com foco na produção agroenergética e outro em bioetanol”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo