22/08/2023


Cotidiano Guarapuava

Procon de Guarapuava entrega Código do Consumidor em Braile

O Procon desenvolveu o Código em parceria com a Claro S/A e exemplares são entregues à Apadevi e à Procuradoria Geral do Município

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Coordenadora do Procon de Guarapuava, Luana Esteche (Foto: Portal RSN)

A política de inclusão que vem sendo desenvolvida pela Coordenadoria do Procon em Guarapuava entregou exemplares do Código de Defesa do Consumidor em ‘Braile’. A ação ocorreu nesta quinta (31), no auditório da Prefeitura.

De acordo com a coordenadora do órgão, a advogada Luana Esteche, uma parceria com a Claro possibilitou a impressão dos códigos. Um dos exemplares vai estar na Associação de Pais e Amigos de Deficientes Visuais (Apadevi) para que esse público consulte e conheça os direitos que possuem.

“Hoje no Procon, o nosso trabalho encontra-se voltado para políticas públicas de inclusão do consumidor que é vulnerável”. Ela cita como exemplo, o programa de combate ao super endividamento que prevê também a educação financeira. “É a reinserção do consumidor no mercado. É também uma questão econômica pois o consumidor volta a comprar”.

Procuradora geral do município, Franciele Lacerda recebe exemplar do superintendente da Claro, Rodrigo Taborda (Foto: Secom/Guarapuava)

Conforme Luana, que também preside o Fórum dos Procons do Paraná, uma parceria com a Universidade Tecnológica Federal (UTFPR) – campus de Guarapuava -, possibilita a impressão de cardápios em Braile. “Quero anunciar, em primeira mão, que seremos uma das primeiras cidades que contará com um número significativo de restaurantes com o cardápio em braile”.

Embora já seja lei, o número de cardápios em Braile no comércio é irrisório. “Mas em Guarapuava, já na próxima semana, passa a ser realidade. É uma questão de cidadania”.

MAIS INCLUSÃO

Além dessas ações, segundo Luana, Guarapuava é o primeiro município do Paraná a contar com um totem de autoatendimento na sede do Procon. Uma atendente virtual vai ajudar o consumidor a esclarecer dúvidas. “Trata-se de uma ferramenta de inclusão que estamos oferecendo aos consumidores em mais uma parceria com a Claro”.

Para a procuradora geral do município, Franciele Lacerda, o dever enquanto poder público, é promover ações como esta, pensando no bem-estar da população. “Mesmo que sejam atitudes óbvias, elas precisam de promoção. Com isso, podemos levar a inclusão, o acesso da população a todos os espaços”.

Após receber o exemplar do Código em Braile, a presidente da Apadevi, Evanize Andrade, disse que a entrega é sinônimo de inclusão. “Permitir o acesso aos nossos direitos é extremamente importante, para que possamos ser inseridos na sociedade”.

CONSCIENTIZAÇÃO

Alunos da Apadevi transformaram os problemas reais que enfrentam em texto teatral. Descrevendo ‘absurdos’ que enfrentam no dia-a-dia, eles mostraram que a “pior cegueira é a negação do que precisa ser enxergado. O que tanto nos comove é nos depararmos com crenças que tanto nos limitam. A construção de cercas, que nos separam de nós mesmos e dos outros”.

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Cristina Esteche

Jornalista

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