A Polícia Civil do Paraná (PCPR) faz alerta sobre golpes do Pix para a população, para evitar fraudes nas transações financeiras. O alerta é para golpes ligados à obtenção de dados, fazendo com que contas bancárias possam ser invadidas.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a invasão das contas ocorre porque os usuários cadastram chave Pix em instituições financeiras, e liberam os dados e informações pessoais em páginas falsas. Isso permite que golpistas usem o dinheiro da conta de forma indevida.
Além disso, os golpes também podem envolver boletos falsos, nos quais as vítimas acreditam estar pagando por Pix alguma cobrança real, mas golpistas alteram o destinatário. A sugestão da Polícia Civil é sempre buscar sites oficiais, e checar os emissários dos boletos.
Conforme as informações, outros golpes envolvem avisos de supostas falhas, WhatsApp clonado solicitando transferências, utilização de falsas centrais de atendimento e mensagens fraudulentas. O delegado da PC informa também que ao invés de pagarem na hora, os estelionatários programam a transferência para outra data e manipulam o comprovante. “Assim, os golpistas conseguem o produto sem pagar e a vítima fica no prejuízo sem receber o dinheiro”.
Nunca compartilhe códigos de verificação caso não tenha solicitado e não faça qualquer tipo de cadastro de pix por telefone ou por mensagens. Também esteja sempre atento ao destinatário no momento da transferência.
Leia outras notícias no Portal RSN.